Data Publicação: 10/02/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Com o intuito de levar alegria e momentos de descontração aos seus usuários, o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Vila Formosa, em São Paulo, levou um grupo de idosos para conhecer o Museu do Futebol, na praça Charles Miller, no Pacaembu.
"Foi um dia de muita alegria poder atender a solicitação de alguns idosos que foram conhecer o Museu do Futebol. Tivemos grandes memórias, como o ano em que se casaram e visita ao estádio com o pai quando mais novo", diz Alessandra Bueno, coordenadora do PAI.
Durante a visita, os idosos puderam apreciar uma galeria com fotos e histórias de grandes times, jogadores e figuras públicas que marcaram o futebol brasileiro.
"Gostei das fotos e dos grandes compositores, não é só jogador, eu pensei que fosse, e não é! Grandes presidentes como o Emílio Guedes Guerra, que foi da força militar e um bom presidente. Esse momento me lembrou quando vim com meu pai. Vocês me fizeram voltar no tempo", diz Ademir Santana, usuário do PAI.
As relações e interações sociais são importantes em qualquer época da vida, inclusive na terceira idade. Isso porque, a qualidade (ou ausência) das relações podem afetar diretamente a vida psicológica e física do idoso. Nessa fase da vida, muitos vivem sozinhos ou são abandonados pela família e, por conta da solidão durante a velhice, não é incomum surgirem quadros de depressão. Diante disso, a formação e o fortalecimento de vínculos afetivos ajudam.
"Quando realizamos atividades como passeios, grupos ou reuniões promovemos a quebra do isolamento e social, os idosos trocam idéias e experiências, aumentam seu repertório de conhecimento e socialização. Alguns já possuem laços de amizade que fortalecem a rede de apoio entre eles, inclusive aos finais de semana trocam telefonemas e mensagens e quando se reúnem é sempre uma alegria o que promove bem estar e saúde mental", disse Alessandra Bueno, coordenadora do PAI.
O Programa Acompanhante de Idosos
O PAI é voltado para maiores de 60 anos em situação de fragilidade, vulnerabilidade social e em isolamento ou exclusão social e cuja condição de saúde exige cuidados domiciliares . A equipe, composta de coordenadora (com formação em serviço social), médico geriatra, enfermeiro, motorista, auxiliar de enfermagem e Acompanhantes de Idosos, realiza o atendimento deste usuário em sua residência.
Como participar do Programa?
É necessário estar cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde que conte com o serviço. Clique aqui para conferir a relação de UBS com PAI.
O Programa Acompanhante de Idosos Vila Formosa é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.
PAI Vila Formosa Rua Nossa Senhora das Dores, 350 Fone: 2216-7583
Conheça outras equipes do PAI gerenciadas pela Instituição:
PAI São Vicente de Paula Rua Vicente da Costa, 289 " Ipiranga Fone: 2273-4592
PAI Pari Rua das Olarias, 503 " Canindé Fone: 3227-0081