Data Publicação: 29/12/2022
Redação: COMUNICAÇÃO - SPDM/PAIS
Manter-se ativo social e fisicamente pode ser um desafio, especialmente quando se trata de um idoso. Isso porque, seja por fragilidades na saúde, seja por falta de uma rede de apoio, em muitos casos, esse público acaba se afastando da vida em comunidade e, ao isolar-se, a saúde física e mental ficam comprometidas.
E é nesse contexto que entra o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), voltado para maiores de 60 anos em situação de fragilidade clínica, vulnerabilidade e isolamento ou exclusão social devido à insuficiência de suporte familiar. O serviço é realizado por profissionais técnicos (Enfermeira, Assistente Social, Médico e Auxiliares de Enfermagem) e Acompanhantes de idosos que apoiam os usuários nas chamadas atividades de vida diárias (AVDs), por meio de visitas domiciliares.
Além de oferecer suporte na busca por autonomia e a promover a manutenção e/ou recuperação da saúde dos idosos atendidos pelo Programa, também cabe à equipe realizar ações e eventos que promovam a socialização, a inclusão social e a estimulação cognitiva e sensorial.
Em São Paulo, o PAI Anhanguera realizou uma série de atividades em comemoração ao mês do idoso (outubro), com direito a passeio em grupo, música ao vivo ao som de violino, meditação, e avaliação das condições de saúde considerando memória, visão, audição e marcha.
"Foi lindo e emocionante assistir e ouvir o violinista, teve uma mistura de idoso com crianças cantando sem cerimônia nenhuma. À tarde, os idosos interagindo com o violino cantando e se emocionando com músicas da sua época foi um momento único e maravilhoso após um período difícil que foi a pandemia [de COVID-19]. [Foi como] uma superação de suas perdas, uma mistura de saudade e felicidade", reflete Emília Maria da Silva, acompanhante de idosos.
"Eu achei bom, sempre é bom! Como não tenho atividade, quando aparece é uma beleza! Gostei do violino, tinha poucas lembranças do que era violino", confessa Sebastião Ribeiro, usuário.
Orientações sobre higiene bucal e cuidados com a prótese dentária, palestra sobre a sexualidade da pessoa idosa e realização de teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram outras das ações realizadas, além de visita domiciliar da farmacêutica para orientação sobre uso, armazenamento e descarte corretos de medicamentos.
O passeio à Pinacoteca foi uma atração à parte, proporcionando momentos de conhecimento artístico e cultural durante uma visita guiada pelo museu. "Eu achei lindo, adorei o evento. Gostei muito do passeio, senti que distrai a cabeça, esqueci os problemas"", comenta Maria Imaculada Barbosa da Silva, usuária do PAI Anhanguera.
O PAI Anhanguera é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.