Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

HD Mooca realiza cirurgia de blefaroplastia

Pelo SUS

Data Publicação: 31/10/2022

Redação: COMUNICAÇÃO - SPDM/PAIS

Apesar de ter um nome pouco conhecido, o problema que a cirurgia de blefaroplastia se propõe a resolver é bastante popular: o excesso de pele nas pálpebras. Para além de questões estéticas, a dermatocalaze (termo médico utilizado para o problema) pode se tornar uma questão de saúde, causando ao paciente vista cansada, redução do campo de visão, peso nos olhos e dores de cabeça.

No entanto, o caso pode ser resolvido por meio de uma pequena cirurgia que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras superiores. O que nem todo mundo sabe é que este procedimento pode ser feito pelo SUS, ou seja, gratuitamente.

Para isso, o usuário que se identificar com os sintomas citados deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para uma avaliação com o médico, que confirmará se o caso é cirúrgico ou não e se o paciente atende a determinados requisitos (não ter outros problemas de saúde associados, por exemplo). Se confirmado, será feito encaminhamento para um serviço de especialidades para avaliação com um cirurgião plástico.

Após passar com este profissional, a cirurgia é agendada em um dos Hospitais Dia do SUS, entre eles o HD Mooca. Localizado na zona leste de São Paulo, o serviço conta com centro cirúrgico devidamente equipado e equipe especializada para a realização do procedimento. "Nosso corpo clínico é composto por médicos com título de especialista, não se trata de um hospital escola", ressalta Lidiane Amanda Scheid, gerente do HD Mooca.

Segundo Caroline Fuloni e Ricardo Coelho, cirurgiões plásticos da unidade, a cirurgia tem duração média de duas horas do preparo até a alta - que ocorre no mesmo dia. Quanto aos cuidados pré-operatórios deve-se cessar tabagismo e realizar exames pré-operatórios. Os cuidados do pós-cirúrgico incluem evitar esforço físico e exposição solar, realizar compressas geladas, dormir com a cabeceira levemente elevada e realizar a higiene local. "A equipe de enfermagem está atenta e disponível em suprir as necessidades do paciente e a equipe médica para que os melhores resultados sejam alcançados. No entanto, a adesão do paciente às recomendações dos cuidados do pré e pós-operatório são muito importantes", ressalta Sandra Fukushima, supervisora de enfermagem.

Na maioria dos casos, a recuperação pós-cirúrgica acontece em 14 dias, já o resultado final acontece em 6 meses após o procedimento, devolvendo ao usuário sua autoestima e proporcionando melhor qualidade de vida.

"Antes, meus olhos tinham aspecto de cansados, o que prejudicava minha visão. Agora estou bem melhor, enxergo melhor e estou com a autoestima renovada", relata Elza Fernandes, que passou pelo procedimento no HD Mooca em 2022.

O Hospital Dia Mooca é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.