Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Celebrando começos

Casa do Parto de Sapopemba celebra mais de 6.500 partos realizados

Data Publicação: 10/11/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Em 2025, a unidade completa 27 anos de existência, participando de milhares de histórias de vida

A Casa do Parto de Sapopemba, em São Paulo, chegou ao marco de 6.586 partos realizados ao longo de seus 27 anos de prestação de serviços à população. O serviço é voltado para o nascimento natural e humanizado, sem intervenções cirúrgicas nem medicamentosas, e conta com uma equipe composta por experientes enfermeiras obstétricas, obstetrizes e auxiliares de enfermagem. 

Além da humanização e profissionalismo, as palavras de ordem na unidade são respeito e liberdade e autonomia. Na Casa, a mãe é incentivada a decidir a posição de parto que se sentir mais confortável, e tem direito a dois acompanhantes de sua escolha. 

"Ela pode trazer a música que ela gosta, pode caminhar, pode se alimentar, é tudo livre escolha da gestante, ela é a protagonista do seu parto", reforça Fernanda Viviani, gerente do serviço.

Quanto ao alívio da dor, a Casa oferece diversos métodos não farmacológicos, como banheira com hidromassagem e cromoterapia , banho terapêutico com bola de pilates, aromaterapia, massagem relaxante, auriculoterapia e escalda-pés.

"A gente tenta resgatar um ambiente mais familiar, mais calmo, em que  a gente consiga acompanhá-la praticamente o tempo todo, respeitando sempre o protagonismo dessa mulher. O trabalho de parto é um dos momentos mais felizes, mais marcante da vida dela , então a gente espera que ela tenha boas recordações desse momento", diz Aline Coelho, enfermeira obstétrica.

No caso de alguma intercorrência, a unidade dispõe de uma ambulância 24 horas para remoção e transferência ao hospital de referência.

De avião

A unidade atende mulheres de todo o Brasil - e do mundo. Joana Amorim, brasileira, e radicada em Londres há doze anos, fez questão de que o pequeno Joaquim nascesse por aqui - especificamente na Casa do Parto de Sapopemba. 

"Quando fiquei grávida, tudo que eu queria era ter meu filho em um lugar em que eu me sentisse mais acolhida e no meu país de origem. E eu queria muito que meu filho fosse, também, brasileiro", comenta Joana.

A então gestante soube da Casa por meio de uma prima, que comentou sobre a unidade ao saber o estilo de parto que a futura mamãe desejava. Com cinco meses de gestação, Joana veio ao Brasil durante um período de férias e bastou uma visita para se apaixonar. "Eu não tinha nenhum hospital em mente, nem na Inglaterra nem aqui. Mas no primeiro dia em que eu vim conhecer a Casa de Parto, dentro do meu coração eu falei `eu queria muito ganhar meu bebê aqui"", relembra.

Com 38 semanas, Joana voltou ao Brasil para acompanhamento na unidade e, com 40 semanas de gestação, viveu sua experiência de parto na Casa, com todo apoio da equipe. 

"Foi o melhor momento da minha vida, e eu via todas elas, parecia que eu via anjos à minha volta trabalhando ali, com calma, paciência . Eu olhava para elas ali, mesmo em "transe" (por conta da dor), e falava `como elas são pacientes!". Porque eu gritava, falava que não iria conseguir. E eu consegui, e foi o melhor momento da minha vida", afirma. 

Comemoração

O aniversário de  27 anos da CPS foi comemorado com sessões de dança circular e auriculoterapia, pintura gestacional e exibição de vídeo sobre a história do serviço. 

Para ter o bebê na unidade, é preciso que a gestação seja de risco habitual, ou seja, sem nenhuma alteração nos exames de pré-natal. Agende uma visita ou entre em contato para saber mais:

Rua São José das Espinharas, 400 - Vila Ivg
WhatsApp: 11 95851-5925.

A Casa do Parto de Sapopemba é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).




Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações

x