Data Publicação: 10/11/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
A programação, que teve o circo como tema, contou com brincadeiras coletivas e visita de palhaço, além de outras atrações infantis
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil Granja Portugal, em Fortaleza (CE), realizou um dia de atividades recreativas em comemoração ao Dia das Crianças (12/10). O evento contou com pula-pula, brincadeiras coletivas, distribuição de pipoca, algodão doce e sorvete.
Além disso, a unidade foi decorada com elementos circenses e recebeu a visita da Associação Portadores da Alegria com apresentações lúdicas e interação com as crianças e seus familiares. Profissionais do CAPS também se caracterizaram como palhaços para combinar com a temática do evento.
"Participei vestida de palhacinha, e logo na chegada fui recebida com muitos sorrisos curiosos e olhares encantados. Realizamos diversas atividades lúdicas, como danças com coreografias simples para que eles pudessem repetir, dança das cadeiras e brincadeiras com bambolê. Cada momento foi repleto de risadas, movimento e interação " elementos essenciais para estimular o convívio social e o desenvolvimento emocional dessas crianças", comenta Francisca Páscoa, enfermeira.
Ao final da ação, os pequenos receberam de presente livros de pintura, para estimular a criatividade, a concentração e a coordenação motora.
O encontro teve como objetivo reforçar a importância do brincar como ferramenta terapêutica e de fortalecimento dos vínculos afetivos, além de colaborar com a socialização das crianças e adolescentes acompanhados pela unidade.
"Viver essa experiência foi profundamente gratificante. Pude perceber o quanto o cuidado em saúde mental também se faz por meio do afeto, do brincar e do olhar atento às pequenas conquistas. Mais do que uma comemoração, foi um dia de inclusão, acolhimento e amor", ressalta Francisca Roberta.
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil Granja Portugal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).