Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Segurança do Paciente

SPDM/PAIS reforça compromisso com a cultura de segurança e mobiliza equipes

Data Publicação: 26/09/2025

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Instituição referência em gestão de saúde promove ações que destacam cuidados seguros, com engajamento coletivo nas unidades gerenciadas.


No dia 17 de setembro de 2025, a SPDM/PAIS, referência em gestão em saúde, promoveu ações em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, que neste ano tem como tema "Cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança".

A iniciativa foi conduzida pelo Núcleo Institucional de Segurança do Paciente (NISP) e reforçou o compromisso da instituição em manter a segurança como prioridade em todos os níveis de cuidado.

Imagem

Entre as atividades realizadas no âmbito corporativo, funcionários foram convidados a fixar laços laranja em seus crachás, representando visualmente a união e o compromisso coletivo com a construção de um ambiente cada vez mais seguro para pacientes, familiares e profissionais. Além disso, os crachás receberam uma atualização com as metas internacionais de segurança do paciente, para reforçar o conhecimento e a prática no dia a dia.

A mobilização também contou com o incentivo para que todos vestissem a cor laranja, símbolo da data, fortalecendo a cultura de segurança do paciente em toda a instituição.

Imagem

"Quantas histórias de dor poderiam ter sido evitadas? Hoje, no Dia Mundial da Segurança do Paciente, eu me lembro das famílias que já sofreram com um erro, com uma perda que não deveria ter acontecido. Nenhuma palavra devolve uma vida, mas toda escolha de cuidado pode salvar muitas. A segurança do paciente é a essência do nosso trabalho. Iniciativas como essa estimulam a reflexão e reforçam o compromisso diário de cada um de nós em garantir cuidados seguros e de qualidade para todos", destacou Lívia Nagata, supervisora de enfermagem e presidente do NISP.

Imagem

Ações nas unidades

Além do corporativo, as unidades de saúde sob gestão da SPDM/PAIS também promoveram atividades de conscientização por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente locais.

Em São Paulo, a equipe da UBS Parque São Lucas realizou ações voltadas à importância da higienização correta das mãos como uma das práticas que contribuem para a prevenção de infecções garantindo a segurança dos pacientes. "A prática correta da higiene das mãos é fundamental para a segurança dos nossos pacientes e para a saúde de todos", reforçou Thiago Vidal Vianna, gerente da UBS.

Já a UBS Fazenda da Juta 2 os profissionais reforçaram práticas cotidianas, como a identificação correta do paciente e a prevenção de quedas. "Ao alinhar nossos processos, fortalecemos a confiança da população e garantimos uma assistência mais segura", afirmou a gerente da unidade, Alessandra Gomes Garcia.

Imagem

No Rio de Janeiro, a mobilização em prol da segurança permitiu ações como gincanas, roletas das metas e Quiz com o intuito de garantir os propósitos do setembro laranja de forma lúdica e divertida. "Acreditamos que quando o aprendizado é associado a atividades interativas, a mensagem se torna ainda mais forte", destacou a gerente de enfermagem, Ana Carla do Hospital Federal Cardoso Fontes.

A AMA/UBS São Vicente de Paula foi decorada com as metas internacionais de segurança, representadas em uma ambulância cenográfica com caixas numeradas, que serviram de base para um quiz interativo. Por meio de uma roleta, os profissionais responderam perguntas relacionadas à meta sorteada. A iniciativa reforçou a sensibilização quanto aos cuidados, incentivando a mudança de comportamento para prevenir danos e aprimorar a experiência do paciente. Para a enfermeira Tatiana de Rossi "a segurança do paciente sempre será algo primordial em meus atendimentos, e participar de uma ação que reafirma esses cuidados na rotina foi muito positivo".

Imagem

O CAPS IJ II Vila Prudente, aproveitou o momento para oferecer um treinamento e simulação de reanimação cardíaca, entendendo que uma boa assistência durante a condução de uma situação de emergência salva vidas. "Sabemos que em momentos críticos cada segundo conta. Por isso, proporcionar a vivência de um treinamento como esse fortalece a equipe e garante maior qualidade na assistência prestada", explicou a gerente da unidade, Tatiana Caetano.

Imagem

As iniciativas realizadas em todas as frentes tiveram como resultado maior engajamento das equipes e fortalecimento da cultura de segurança, reafirmando a missão da SPDM/PAIS em oferecer um atendimento seguro, humano, resolutivo e de qualidade.

Confira as fotos das ações nas unidades: Clique aqui para acessar! 


Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações