Data Publicação: 14/06/2022
Redação: COMUNICAÇÃO - SPDM/PAIS
Parar de fumar pode ser um grande desafio, já que os componentes presentes no cigarro viciam o organismo na sensação de prazer que provocam. Por isso, nem todo mundo consegue abandonar o tabaco sem ajuda profissional.
Na UBS Luiz Ernesto Mazzoni, em São Paulo, quem deseja parar de fumar encontra apoio no grupo de antitabagismo da Unidade. A participação é gratuita e, ao aderir ao grupo, o usuário contará com encontros periódicos conduzidos por uma equipe multiprofissional composta por farmacêutico, psicólogo, médico, enfermeiro e Agente de Promoção Ambiental (APA).
O objetivo dessa diversidade de profissionais é oferecer ao usuário um atendimento integral, considerando as necessidades físicas e emocionais de cada um e sua respectiva relação com o cigarro.
"Estar conduzindo um grupo neste formato é de extrema importância, pois além de oferecer ajuda para pessoas dependentes do tabaco, garantiremos o seguimento nos tratamentos da ansiedade e de outras doenças crônicas, captadas nos grupos", ressalta Tatiane Muniz Valente Gomes, farmacêutica da unidade.
O grupo se reúne semanalmente e durante as reuniões são realizadas orientações, escuta ativa e o fornecimento de medicações que auxiliam o organismo a adaptar-se gradativamente a menores quantidades de nicotina, até se acostumar a uma realidade sem cigarro.
"Para mim, é um dos mais importantes grupos da Atenção Primária, pois traz fortalecimento para a equipe e o usuário sobre um tema tão importante", comenta Patrícia Diana Nacarato, APA da UBS.
Também fazem parte das ações realizadas durante as reuniões coletivas sessões de Auriculoterapia, que consiste na aplicação de sementes de mostarda em partes específicas da orelha para, entre outras funções, reduzir o estresse, a ansiedade e a insônia (sensações que podem acompanhar o paciente no processo de deixar a dependência do tabaco).
"Eu me sinto muito mais forte com esse apoio dos profissionais dentro do grupo de tabagismo, ele é fundamental para as pessoas que fumam também ficarem fortalecidas", relata Thais Correa, participante do grupo e fumante de longa data (mais de 40 cigarros por dia, há mais de 10 anos).
Além disso, os participantes encontram nas reuniões um espaço para compartilharem as experiências e dificuldades que estão vivenciando durante o processo de largar o tabaco. Os benefícios percebidos, como a melhora da aparência da pele e dos cabelos, mais fôlego, disposição e qualidade de vida também são compartilhados nas reuniões.
Como um contraponto aos benefícios percebidos, a equipe ressalta constantemente os prejuízos causados pelo uso do cigarro. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento das seguintes enfermidades:
Tuberculose Infecções respiratórias Úlcera gastrintestinal Impotência sexual Infertilidade (em mulheres e homens) Osteoporose Catarata
A UBS Luiz Ernesto Mazzoni é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.
Pare de fumar
Quer ajuda para parar de fumar? Procure a Unidade Básica de Saúde ou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mais próximo. A participação nos grupos é gratuita, como todos os serviços oferecidos pelo SUS.