Data Publicação: 11/09/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Público da ação foram idosos em situação de vulnerabilidade social que frequentam a Unidade Básica de Saúde
A UBS Parque Bristol, em São Paulo, organizou um passeio para o Catavento Cultural, museu de ciência e tecnologia. Os participantes da ação foram idosos em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo serviço, além de convidados da UBS Vila Moraes Dr. João Paulo Botelho Vieira e frequentadores do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Clóvis Caitano Miquelazzo, a fim de ampliar alcance e a integração entre diferentes serviços do território.
A equipe conseguiu reunir 40 pessoas, sendo que apenas 3 destas já conheciam o espaço. Durante a visita, os participantes tiveram contato direto com a história e o patrimônio cultural do museu, além de acesso a atividades interativas diversas, como a vivência de experimentos científicos envolvendo som, luz, cor e energia.
Uma atração de destaque foi a oportunidade de criar e apresentar um jornal no Laboratório de Educomunicação do museu, estimulando habilidades de comunicação e expressão.
"Essas experiências favoreceram a ampliação do repertório cultural e científico, estimularam a comunicação, a criatividade, a convivência em grupo e promoveram reflexões sobre cidadania, inclusão e sustentabilidade", ressalta Michelle Ferreira.
O passeio contou com apoio da equipe da UBS no transporte e no lanche, garantindo conforto e segurança a todos os participantes. E ao retornarem da visita, foi realizado um momento de socialização para que cada pessoa compartilhasse percepções e aprendizagens absorvidas durante a atividade.
"Hoje a gente foi no Catavento, foi uma aventura para todas nós. Tenho que agradecer à Michelle e outras pessoas que ela já me falou o nome e eu acabo esquecendo. Gostaria de agradecer a todos que têm nos ajudado"o ônibus gratuito, até lanchinho a gente ganha"", comenta Iraides de Souza Leite, usuária da UBS.
A iniciativa fez parte do Sustentour, projeto do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) Pq Bristol que tem como objetivo ampliar o acesso de adultos e idosos em situação de vulnerabilidade a espaços de ciência, cultura e lazer, fortalecendo vínculos comunitários e promovendo saúde em seu sentido mais amplo, para além da consulta médica, valorizando experiências coletivas, educativas e sustentáveis.
"O passeio contribuiu para o bem-estar físico, mental e emocional, indo além da perspectiva biomédica e promovendo momentos de alegria, acolhimento e pertencimento", finaliza Michelle.
A UBS Parque Bristol é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).