Data Publicação: 05/09/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Objetivo foi proporcionar um espaço para apoio no manejo do aleitamento, além de ser um espaço acolhedor para as lactantes durante atendimento na Unidade
A UBS Vila Pirituba, em São Paulo, inaugurou um espaço voltado exclusivamente para amamentação. Foi separada na Unidade uma sala climatizada, com poltronas e trocadores, a fim de proporcionar privacidade e conforto às usuárias que amamentam.
"A sala foi pensada e estruturada diante da identificação dessa necessidade dentro do serviço, com o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor e confortável para mulheres que amamentam " fortalecendo, assim, a rede de apoio e incentivo ao aleitamento materno", comenta Luiza Lobo, enfermeira da Estratégia Saúde da Família.
Para além de ser um local para amamentar, o espaço também será voltado para acolher mulheres que estão com dificuldades na amamentação.
"Organizamos na agenda da unidade horários específicos para atendimento de manejo da lactação, garantindo o suporte individualizado com acompanhamento profissional sempre que necessário", pontua Luiza.
A inauguração da sala de amamentação foi marcada por um café da manhã seguido de uma roda de conversa com diálogos sobre os desafios da amamentação, sua importância e os inúmeros benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe.
Segundo o Ministério da Saúde, para o bebê, o leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes,e reduz a chance de desenvolver obesidade. E para a mulher, amamentar reduz os riscos de hemorragia no pós-parto e diminui as chances de desenvolver câncer de mama, ovários e colo do útero no futuro.
Apesar de ter acontecido em agosto, em comemoração ao Agosto Dourado, movimento voltado para a defesa e incentivo à amamentação, a equipe reforça a importância de adotar o apoio ao aleitamento como rotina e compromisso de vida.
E a atuação da UBS Vila Pirituba não para por aí. A equipe planeja a continuidade de sua atuação em prol do aleitamento materno: "Atualmente, ainda não possuímos vínculo com o Banco de Leite Humano nem com estrutura para extração, mas vislumbramos, para o futuro, a possibilidade de expandir esse projeto, estruturando uma sala de apoio à coleta de leite e quem sabe, um posto de coleta vinculado ao Banco de Leite", projeta Luiza.
A UBS Vila Pirituba é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).