Data Publicação: 22/08/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
De forma lúdica, a ala da pediatria promoveu a divulgação do documento, que estabelece princípios e diretrizes para a atuação do Estado e da sociedade na garantia dos direitos da criança e do adolescente.
O Hospital Municipal Pedro II, no Rio de Janeiro, comemorou o aniversário de 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei n°8.069/1990), criado para assegurar direitos fundamentais e oportunidades para o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social.
A ação consistiu em orientações sobre a existência e o conteúdo do documento, junto aos pais e responsáveis das crianças hospitalizadas na unidade. O tema foi abordado de forma lúdica, por meio de personagens do mundo infantil que levaram informações e música.
Além disso, a equipe confeccionou uma decoração temática relacionando super-heróis com os direitos mencionados no ECA, como o direito a brincar, a saúde, a educação, direito de ser ouvido, a proteção e ao amor.
Os profissionais também foram alcançados pela iniciativa, reafirmando o papel da instituição na proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, identificando e comunicando casos de violência, negligência ou abuso.
O Hospital Municipal Pedro II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).