Data Publicação: 19/08/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Segurança no ambiente laboral é responsabilidade de todos e deve fazer parte da rotina de trabalhadores, empregadores e da sociedade.
O Hospital Municipal Pedro II, no Rio de Janeiro (RJ), realizou uma série de atividades interativas em alusão ao Dia Internacional de Prevenção de Acidentes (27/07). Entre as ações, jogo da memória e a apresentação de casos práticos que reforçaram a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Organizada pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), a iniciativa teve como objetivo fortalecer a cultura de segurança, orientar sobre práticas preventivas e reforçar que a responsabilidade pela integridade no trabalho é coletiva, além de reduzir o número de acidentes e melhorar continuamente as condições de segurança.
"Essas ações de conscientização capacitam os profissionais a identificar e evitar riscos, diminuindo a probabilidade de acidentes e preservando a saúde e a integridade de todos. Além disso, estimulam a responsabilidade compartilhada, criando um ambiente de trabalho mais seguro e proativo", destacou Wallace Borges, Engenheiro de Segurança do Trabalho.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 4% do PIB mundial é perdido devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, esse valor equivaleria a cerca de R$ 396 bilhões por ano (considerando o PIB de 2022) " recursos que poderiam ser destinados à geração de empregos, melhorias nas empresas e investimentos em diferentes setores.
Dicas para prevenir acidentes no trabalho:
O Hospital Municipal Pedro II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).