Data Publicação: 08/08/2025
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Objetivo da iniciativa é fortalecer a participação popular
A participação social é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS) e se concretiza, entre outras formas, por meio dos Conselhos Gestores nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Com o objetivo de ampliar o entendimento e a efetividade desse espaço, a UBS Reunidas I implantou, desde maio de 2025, uma oficina permanente nas reuniões mensais do Conselho Gestor.
Esses colegiados são essenciais para garantir que as decisões sobre os serviços de saúde sejam tomadas de forma democrática, alinhadas às necessidades reais da comunidade.
A iniciativa utiliza como referência a cartilha "O que é e como funciona o Conselho Gestor no SUS", publicada pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (2016).
Segundo o gerente da unidade, Mateus de Carvalho Maciel, a proposta é trabalhar, a cada encontro, um capítulo da cartilha, incentivando debates, escuta ativa e troca de experiências entre conselheiros.
O formato busca fortalecer o papel de cada integrante, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre as atribuições do Conselho e os princípios que sustentam o SUS.
"O Conselho Gestor é um instrumento de cogestão e de exercício da cidadania ativa. É ali que usuários, trabalhadores da saúde e gestores se encontram para discutir propostas, acompanhar ações e avaliar os serviços prestados pela unidade", destaca Mateus.
A iniciativa, realizada em 16 de julho de 2025, reforça a importância da participação popular como ferramenta de transformação social. Ao valorizar o conhecimento dos conselheiros e promover uma atuação mais qualificada e representativa, a SPDM/PAIS, que faz a gestão da UBS Reunidas I ressalta a importância da transparência, diálogo e fortalecimento do SUS.
A UBS Reunidas I é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).