Data Publicação: 07/08/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Fruto do trabalho coletivo entre equipe de saúde e pacientes, o espaço promove convivência, saúde e bem-estar
A UBS Jardim Lourdes, localizada na região do Jabaquara, em São Paulo, inaugurou um novo espaço de convivência e acolhimento para seus pacientes. A iniciativa nasceu a partir do grupo de idosos em processo de desmame de benzodiazepínicos, que, mesmo após receberem alta, continuaram frequentando a unidade e demonstrando interesse em manter os vínculos criados.
O grupo surgiu após as equipes da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (Ampi) identificarem um número expressivo de pacientes em uso contínuo de benzodiazepínicos.
Essa classe de medicamentos atua no sistema nervoso central e, quando bem indicada, auxilia no controle de transtornos como ansiedade, insônia e epilepsia. No entanto, seu uso prolongado pode causar efeitos colaterais como prejuízos na memória, sonolência excessiva, dependência e a chamada tolerância quando se torna necessário aumentar as doses para obter os mesmos efeitos.
Com o encerramento do tratamento e a alta de vários participantes, as equipes notaram que muitos continuavam buscando a UBS como espaço de convivência e pertencimento.
"Essa horta é uma construção coletiva, que nasceu a partir do grupo de benzodiazepínicos, um grupo muito potente da nossa unidade. Muitos pacientes que receberam alta continuaram frequentando a UBS e não quiseram se desligar, o que transformou o espaço em um verdadeiro ponto de convivência. Para que novos pacientes também pudessem participar, surgiu a ideia da Horta Comunitária. A nossa expectativa é que ela vá além do cultivo de plantas: que se torne um espaço terapêutico, de integração social e de fortalecimento dos vínculos entre a unidade e os pacientes", destaca Cleunice Souza, gerente da UBS.
O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) realiza atividades de construção desses espaços terapêuticos em conjunto com profissionais de saúde e usuários para troca de experiências, cuidado e transformação social. Dessa forma, as hortas comunitárias são espaços coletivos onde moradores de uma região se unem para cultivar alimentos de forma colaborativa. Além de promover o conhecimento sobre as ervas medicinais, aromáticas e PANC (plantas alimentícias não convencionais) também fortalecem os laços comunitários e reforçam a promoção da saúde.
"Participei do grupo de desmame, já concluí o processo e foi muito bom. Antes, eu dormia demais, chegava a dormir até 12 horas, e ainda assim acordava cansada, mal-humorada, sem vontade de aproveitar nada. Agora, com a alta, surgiu a horta comunitária. Os idosos já estavam acostumados a frequentar a UBS, e ter uma atividade como essa é maravilhoso. A gente quer cuidar do plantio, qualquer plantinha já dá vontade de cultivar", relata Antoine de Jesus, paciente da unidade.
O UBS Jd Lourdes é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Praia Grande (SP), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).