Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Proteção contra tuberculose

Maternidade Maria Amélia no Rio de Janeiro reforça a importância da vacina BCG

Data Publicação: 01/08/2025

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Palestra orientou gestantes e acompanhantes sobre os benefícios da imunização logo após o nascimento.

A Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda promoveu uma importante ação de conscientização sobre a vacina BCG, com o objetivo de esclarecer dúvidas e reforçar a importância da imunização nos primeiros dias de vida do bebê. A iniciativa reuniu gestantes e acompanhantes.

A atividade aconteceu no ambulatório da unidade e foi conduzida pela técnica de enfermagem Thainara da Silva, responsável pela aplicação da vacina BCG na maternidade.

Durante o encontro, Thainara apresentou os benefícios da BCG, que protege contra as formas mais graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar " quadros que podem trazer sérias complicações, especialmente em recém-nascidos.

Além de resgatar a linha histórica da vacina, anteriormente aplicada em duas doses, a profissional abordou a composição, explicando que é feita com bactéria viva atenuada, capaz de estimular o sistema imunológico do bebê com segurança e eficácia.

A BCG é aplicada em dose única no braço direito do recém-nascido, geralmente ainda na maternidade. A marquinha deixada pela vacina é sinal de que o corpo criou defesa " mas mesmo na ausência da cicatriz, a imunização continua eficaz. Quando o bebê nasce com menos de 2 kg, a aplicação é adiada até que ele atinja o peso adequado.

O evento resultou em maior adesão à vacinação e gerou discussões internas sobre a inclusão permanente do tema no calendário institucional da maternidade, como estratégia educativa e preventiva.

A ação reforça o compromisso com a educação em saúde, o cuidado com a primeira infância e a valorização da imunização como ato de proteção coletiva.

A Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x