Data Publicação: 01/08/2025
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Projeto idealizado por profissionais da enfermagem transforma descarte de materiais em oportunidade de conscientização ambiental e economia para a unidade
O projeto "Sustentabilidade também faz parte", realizado pelo Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), em Praia Grande (SP), tem demonstrado resultados expressivos no cuidado com o meio ambiente e na redução de custos com o descarte de resíduos hospitalares.
A iniciativa surgiu a partir da observação da equipe de enfermagem, que identificaram o descarte inadequado de materiais potencialmente recicláveis em lixos comuns ou infectantes.
A partir dessa constatação, foi desenvolvido um plano de ação com apoio de diversos setores da unidade. As equipes de enfermagem e bucomaxilo ficaram responsáveis pela confecção dos materiais, implantação e acompanhamento do projeto, enquanto as áreas de hotelaria e higienização viabilizaram a distribuição de lixeiras específicas para recicláveis e sacos na cor azul.
Entre os setores que já aderiram ao projeto estão: UTIs Adulto, Observação Adulto, Clínica Cirúrgica e Emergência Adulto e Infantil. Em todos esses espaços, a coleta de recicláveis foi iniciada com a participação ativa das equipes.
Durante um único plantão de 12 horas, em apenas um setor, foi possível verificar que cerca de 60% dos resíduos descartados foram direcionados corretamente para a coleta reciclável, reduzindo significativamente a quantidade de lixo comum ou infectante, que exige processos mais caros como incineração ou aterro sanitário.
A auxiliar de saúde bucal Giovana Ramos Lima, que atua no Pronto Socorro destacou: "a gente percebeu que muito material que poderia ser reciclado estava sendo jogado fora junto com o lixo comum, e isso gerava um desperdício enorme. Com a ajuda do time, conseguimos implementar novas lixeiras para coletas seletivas e orientar melhor os colegas sobre como separar corretamente os resíduos. Agora, materiais como papel e plástico estão tendo a destinação certa, e isso faz toda a diferença. Fico feliz por ter contribuído com esta iniciativa e por ver que pequenas mudanças podem gerar um impacto tão positivo para o meio ambiente e para o nosso dia a dia no trabalho."
O enfermeiro Felipe Valério de Moraes que atua nas UTIs e no Pronto Socorro reforça o impacto positivo da ação na equipe.
"Eu acho que está sendo efetivo. Todos estão colaborando e a Patrícia (embaixadora) incentiva muito as pessoas. Os próprios colegas também cobram uns dos outros, e isso gera uma descontração saudável no ambiente de trabalho. É muito bom para a conscientização, tanto para a vida profissional quanto pessoal."
O projeto foi estruturado a partir de etapas bem definidas: supervisão inicial, reuniões com a gerência de enfermagem, hotelaria e higienização, elaboração da "caixa sustentável" com materiais reciclados, implantação em etapas, acompanhamento com fotos, termos de consentimento e lista de evidências, além do envio de resultados à Gerência de Enfermagem, NISP e Diretoria.
A diretora geral, Luciana Gomes de Araújo explica que o projeto ambiental representa uma mudança de cultura organizacional. "Ele engaja os profissionais, promove responsabilidade ambiental e contribui diretamente para a redução de custos da unidade, provando que ações simples podem gerar transformações significativas no dia a dia hospitalar".
O CHID pertence à Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande (SP) e é gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).