Data Publicação: 02/05/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Técnica terapêutica visa acolher pacientes e colaboradores, aliviando os impactos do sofrimento psíquico e das doenças crônicas.
Como parte de uma abordagem inovadora e humanizada, a Clínica da Família Carlos Nery da Costa Filho, no Rio de Janeiro (RJ), passou a oferecer sessões de Reiki para pacientes e profissionais da unidade.
A iniciativa busca promover alívio e reequilíbrio emocional diante dos desafios causados por doenças crônicas e sofrimento psíquico, cada vez mais presentes no cotidiano da Atenção Primária.
A implantação contou com um planejamento cuidadoso e a adaptação de um espaço acolhedor, equipado com aromatizadores, cristais e símbolos do Reiki " elementos que ajudam a criar uma atmosfera de serenidade e introspecção.
As sessões acontecem em dias e horários previamente definidos e são acompanhadas por um profissional da equipe, responsável pela anamnese (perguntas sobre a saúde física, mental e emocional do usuário) e monitoramento dos participantes, garantindo segurança e qualidade no atendimento.
"Muitas das doenças crônicas, que representam cerca de 80% dos atendimentos na sala de observação, são agravadas por fatores como estresse, violência urbana e abandono familiar. O Reiki oferece uma pausa para o cuidado integral", explica Maria Janete Lopes, enfermeira da unidade.
Originado em 1922 com o mestre Mikao Usui, o Reiki é uma técnica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incorporada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS desde 2017. Sem vínculo religioso, a prática consiste na imposição de mãos para promover o realinhamento energético dos chacras, contribuindo para o equilíbrio físico, mental e emocional.
Na unidade, a introdução do Reiki já demonstra resultados positivos, fortalecendo a adesão aos tratamentos convencionais e proporcionando um ambiente mais leve para quem enfrenta os desafios diários do cuidado em saúde.
"Após criteriosa análise interna, aprovamos o projeto, que está em total sintonia com nossa missão de oferecer um SUS cada vez mais moderno e humanizado", destaca Regina Célia Padilha, gerente da Clínica da Família.
A CF Carlos Nery da Costa Filho é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).