Data Publicação: 23/12/2024
Redação: SARAH MARMO AZZARI
O evento contou com apresentações musicais e de dança, bate-papo e exposição artística
O Programa Acompanhante de Idosos Guarani Vargas, em São Paulo, organizou uma festa para comemorar um ano de atendimento à população. Voltado para maiores de 60 anos em situação de vulnerabilidade e fragilidade clínica, o serviço consiste no atendimento residencial de uma equipe composta por Coordenador de Serviço de Saúde, médico, enfermeira, dois auxiliares de enfermagem, Auxiliar Administrativo, dez Acompanhantes de Idosos e motorista.
"O equipamento atende idosos a partir de 60 anos de idade, no domicílio, e o trabalho é desenvolvido pensando na convivência, interação social e retomada de alguns aspectos de autonomia de vida desse idoso, tanto familiar, social e também aspectos de saúde", ressalta Maria Angela da Silva, coordenadora.
Para celebrar a data, foi realizada uma programação que iniciou com um bate papo em formato de programa de entrevista, com a participação de três idosos atendidos pelo PAI. As atividades seguiram com exibição de vídeo com uma retrospectiva sobre o Programa em 2024, apresentação de coral formado por funcionários e apresentação de dança realizada pelos idosos.
"Reunimos alguns idosos do Programa com a finalidade de promover a convivência e a interação social. Muitos deles não possuem rede de apoio familiar ou social, tendo na maioria das vezes o seu convívio social limitado através do uso do celular. Outros tem sua integração limitada às suas famílias. Este é um espaço onde eles podem compartilhar saberes, experiências, e trazer alegria, dança, música" Tudo isso pensando na qualidade de vida e na promoção do autocuidado físico, emocional e social ", comenta Maria Angela, coordenadora do PAI Guarani Vargas.
Outra atividade que fez parte do evento foi uma exposição de artesanatos produzidos pelos próprios idosos durante oficinas organizadas pela equipe.
"Nesse evento de hoje estou me sentindo rejuvenescida, espero que por muitos anos eu possa contar com esse grupo", torce Aparecida Marques, de 73 anos.
O PAI
O PAI Guarani Vargas é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).