Data Publicação: 23/09/2024
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Unidades apresentaram 15 trabalhos com foco em educação, gestão e humanização.
O Hospital Municipal Pedro II e a Coordenação de Emergência Regional (CER) Santa Cruz apresentaram 15 trabalhos científicos durante o 16º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado de 31 de julho a 3 de agosto. Entre os temas abordados estavam: educação, gestão de processos e humanização no ambiente hospitalar.
Na ocasião, as unidades de saúde, pertencentes à Prefeitura do Rio de Janeiro e gerenciadas pela SPDM/PAIS, reafirmaram o compromisso com a inovação e excelência no Sistema Único de Saúde (SUS), abordando o fortalecimento da saúde pública no Brasil.
A participação no congresso, considerado um dos eventos mais relevantes na área da saúde pública, foi uma oportunidade para que as equipes do Complexo Hospitalar Pedro II compartilhassem suas experiências e inovações com outras instituições de saúde de renome.
A explanação dos 15 trabalhos é reflexo do empenho contínuo da instituição em aprimorar a qualidade do atendimento, a gestão hospitalar e os processos de humanização.
"Cada trabalho representa o esforço diário de nossas equipes e certamente foi um ponto de partida para o avanço científico e a melhoria dos processos de trabalho em nossas unidades de saúde", reforça Fábio Melo, gerente administrativo e presidente do Centro de Estudos do Complexo Hospitalar.
O Congresso Internacional Rede Unida é uma plataforma essencial para a troca de conhecimentos entre profissionais da saúde pública. Para o Complexo Hospitalar Pedro II, a participação nesse evento foi estratégica para a identificação de novas práticas, a consolidação de parcerias e o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
"Apresentar nossas experiências em um congresso de renome mundial enaltece a instituição e promove a colaboração com o SUS, além de trazer inovações em gestão para serem replicadas por outras instituições", afirma o diretor Administrativo, Itamar Monteiro.
Além disso, a apresentação dos trabalhos científicos contribuiu para a valorização da ciência dentro do hospital. A mobilização interna para incentivar a produção acadêmica e científica resultou em contribuições.
"O congresso foi um marco, especialmente pelo olhar inclusivo da diversidade de gênero e etnia, fortalecendo o controle social nas políticas públicas. Encerramos esta etapa com muito conteúdo para futuras discussões", finalizou a Diretora de Projetos da SPDM/PAIS no Rio de Janeiro, Rosiane Nascimento.
TRABALHOS APRESENTADOS
1. O Safety Huddle como instrumento de comunicação eficaz em um hospital de urgência e emergência - Direção Administrativa.
2. As ações de humanização como instrumentos de valorização dos recursos humanos em um hospital de urgência e emergência - Direção Administrativa.
3. A Falha na Assistência Devido Ruídos na Comunicação - Coordenação de Enfermagem Materno Infantil (Gerência de Enfermagem).
4. Atualização de Rotinas do Serviço de Farmácia Hospitalar em um Complexo Hospitalar do SUS com uso da Tecnologia - Coordenação de Farmácia.
5. Remodelação do Programa de Estágio em Farmácia Hospitalar em um Complexo Hospitalar do SUS no Município do Rio de Janeiro - Coordenação de Farmácia.
6. Liderança e Motivação: Reflexão Sobre o Papel do Enfermeiro no Contexto Hospitalar - Coordenação de Enfermagem CER Santa Cruz (Gerência de Enfermagem).
7. O Desenvolvimento Humano Organizacional no complexo hospitalar: uma amostra da saúde pública carioca - DHO (Coordenação de Gestão de Pessoas).
8. Estratégias Eficientes de Compras: foco na qualidade de serviços de saúde em uma unidade hospitalar pública do município do Rio de Janeiro - Compras (Gerência Administrativa).
9. Efluentes Gerados em Serviços de Saúde Pública: foco na qualidade de serviços de uma unidade hospitalar pública do município do Rio de Janeiro - Gestão Ambiental (Gerência Administrativa).
10. Acolhimento Humanizado no Ambiente de Trabalho: liderança e gestão emocional em uma unidade hospitalar pública do município do rio de janeiro - Gerência Administrativa.
11. As ações do profissional enfermeiro frente ao atendimento à mulher em tentativa de autoextermínio - Coordenação de Enfermagem CER Santa Cruz (Gerência de Enfermagem).
12. Fiscalizando com eficiência e eficácia contratações públicas: experiências de gestão em uma unidade hospitalar pública do município do Rio de Janeiro - Contratos (Gerência Administrativa).
13. A importância da consolidação dos indicadores hospitalares e sua influência na tomada de decisão na gestão em saúde: análise e gestão de dados em uma Unidade Hospitalar no Município do Rio de Janeiro - Analista de Planejamento (Coordenação de Planejamento).
14. Indicadores Hospitalares e seus Impactos na Saúde Pública, como ferramenta de gestão: Desafio na gestão de dados em uma Unidade Hospitalar no Município do Rio de Janeiro - Analista de Planejamento (Coordenação de Planejamento).
15. Desafios e Dificuldades na Implementação do Prontuário Eletrônico de Saúde no SUS: Uma Análise Técnica - Coordenação Tecnologia da Informação.
O Hospital Municipal Pedro II e a CER Santa Cruz são unidades da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).