Data Publicação: 23/09/2024
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Objetivo do evento foi fortalecer a cultura de segurança do paciente
Em 17 de setembro acontece o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data criada pela Organização Mundial da Saúde e que tem como tema deste ano "Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente", com foco na importância de aprimorar os processos e implementar práticas que possam reduzir erros e melhorar a qualidade da assistência.
Em São Paulo, a UBS Dr. Joaquim Rossini - Vila Carioca, aderiu à comemoração da data com a realização do I Fórum de Segurança do Paciente. Organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o evento contou com exposições temáticas e atividades lúdicas para promover maior absorção do conteúdo transmitido - que teve como base as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente:
Meta 1 - Identificar o paciente corretamente
Meta 2 - Melhorar a eficácia da comunicação
Meta 3 - Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância
Meta 4 - Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto
Meta 5 - Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde
Meta 6 - Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas
Além disso, foi realizada uma encenação teatral enfatizando a importância da identificação correta do paciente e de uma comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, em alusão às Metas 1 e 2, respectivamente.
O reforço da existência do canal de notificações de eventos adversos e não conformidades também fez parte da programação do evento, que contou ainda com orientações sobre os protocolos internos de segurança do paciente.
A UBS Dr. Joaquim Rossini - Vila Carioca é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).