Data Publicação: 20/09/2024
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Objetivo é proporcionar momentos de descontração e estímulo à criatividade.
"A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar", José Saramago. A frase do escritor define bem a experiência de quem lê, de "transportar-se" por meio da imaginação.
E foi com base nessa premissa que o Pronto Socorro Central, em Praia Grande (SP), implantou o cantinho da leitura. A ação teve início com a doação de livros por parte dos profissionais da unidade, formando um acervo de 50 exemplares dos mais diversos gêneros da literatura.
Durante as visitas aos pacientes, a equipe divulgou a existência do espaço e da disponibilização dos livros, que podem ser lidos tanto no cantinho - que conta com um confortável sofá - quanto no próprio leito. E os acompanhantes também são incentivados a fazerem o empréstimo das publicações.
"Sou acompanhante do meu marido e estou muito feliz em saber que todos aqui nesse PS estão preocupados em melhorar o bem-estar dos pacientes. Essa iniciativa me deixou surpresa e muito feliz", comenta Angela Maria Costa.
E os profissionais da unidade também são incentivados a utilizar o cantinho da leitura.
O intuito do projeto, segundo a coordenadora de enfermagem Rita Luiza da Cunha Soares, é "envolver os colaboradores, pacientes e acompanhantes no hábito de leitura, a fim de proporcionar momentos de entretenimento, conhecimento e lazer, além de acolhimento e humanização durante o período de internação e tratamento", ressalta.
"Parabenizo a coordenação do PS Central, pois tiveram uma iniciativa incrível trazendo livros para a instituição, incentivando a leitura dos funcionários e permitindo que, durante o nosso descanso, possamos aprender coisas novas ou até mesmo embarcar em uma linda história de aventura", afirma Vitória Silva, técnica de enfermagem.
O PS Central é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).