Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Hospital Pedro II

Unidade implanta primeiro Programa de Residência Médica

Data Publicação: 21/06/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Objetivo é promover o crescimento científico e o desenvolvimento técnico da unidade e dos profissionais

No Rio de Janeiro (RJ), o Hospital Municipal Pedro II e a Coordenação de Emergência Regional (CER) Santa Cruz realizaram, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a implantação de seu primeiro Programa de Residência Médica*. As especialidades disponibilizadas para a primeira turma são Anestesiologia, Cirurgia Geral e Ortopedia.

A formação terá duração de 3 anos com carga horária de 60 horas semanais, período em que os residentes vivem intensamente a rotina do serviço de saúde, acompanhando e estudando diferentes casos.

"A residência médica é um período no qual o médico passa por um treinamento para aprender uma especialidade. É uma fase desafiadora, na qual o médico dedica uma grande carga horária, de até 60 horas semanais, onde estão inclusos plantões e atendimento a enfermaria e ambulatórios", afirma o cirurgião geral do HMPII, Everton Vale da Silva, que atua como coordenador de residência da Comissão Nacional de Residência Médica.

Os médicos recém-formados foram recebidos com um evento de integração para apresentação das dependências da unidade. O momento também contou com a divulgação das Normas Regulamentadoras que regem o complexo hospitalar.

Segundo o médico coordenador da Residência, as expectativas para esta primeira turma são as melhores: "Para a unidade, é uma excelente oportunidade de crescimento científico e motivação profissional. Para o público, é excelente, pois os médicos residentes são supermotivados, muito acolhedores. Como estão aqui praticamente todos os dias, se tornam uma referência ao paciente e à sua família. Será uma experiência incrível, elevando o nível técnico da unidade e motivando todos para a melhoria do serviço".

O Hospital Pedro II conta com a atuação de 352 médicos, em 22 especialidades, entre elas: Clínica Médica; Cirurgia Geral e Bucomaxilofacial; Neurocirurgia; Psiquiatria; Pediatria e Ortopedia.

Com 319 leitos, a unidade hospitalar também possui dez andares, nos quais estão distribuídos os serviços de emergência, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrica e Neonatal; Maternidade, além de um Centro de Tratamento de Queimados.

O Hospital Municipal Pedro II e a CER Santa Cruz são unidades da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS).

*Edital Público (FP/SUBGGC/CGRH/CTCAA - DITAL FP/SUBGC Nº 151, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2023 - Diário publicado em: 12/12/2023 - Edição 181 - Pág. 44 a 69)