Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Promoção da saúde mental

CAPS Adulto III Mooca realiza programação temática

Data Publicação: 18/06/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

O evento contou com atividades de relaxamento, roda de conversa e apresentações artísticas.

Maio é um mês marcado pelo Dia da Luta Antimanicomial (18/05), movimento que defende o tratamento em liberdade de pessoas com transtornos mentais, e que deu origem aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Em São Paulo (SP), a data foi comemorada pelo CAPS Adulto III Mooca com uma série de atividades de promoção da saúde mental e qualidade de vida.

A programação teve início com práticas de relaxamento e alongamento, seguida de uma passeata pelas ruas do bairro, que teve como objetivo informar a população sobre a Luta, divulgar a existência do CAPS e sanar dúvidas sobre o atendimento oferecido no serviço.

Ao retornarem da caminhada, os pacientes assistiram a uma apresentação sobre a história da psiquiatria e participaram de uma roda de conversa, na qual puderam compartilhar algumas das experiências vivenciadas em serviços de saúde mental antes da reforma psiquiátrica provocada pela Luta Antimanicomial.

Então, foram realizadas apresentações de poesia, música, e karaokê acompanhadas de muita animação e passos de dança conduzidos pelo motorista do CAPS, Gilberto da Silva, que mostrou molejo e desenvoltura para além das pistas de asfalto.

"Tratar de uma importante pauta, equilibrada com seriedade e descontração, também é um ato revolucionário e antimanicomial", ressalta José Elias de Oliveira, auxiliar técnico do CAPS.

A programação seguiu com uma sessão de Liang Gong " prática da medicina tradicional chinesa que visa o fortalecimento harmonioso do corpo, propondo o equilíbrio e relaxamento do corpo e mente.

O evento foi encerrado com um almoço com direito a bolo, refrigerante e brincadeiras que remetem à infância, como peteca, bolinha de gude e dança das cadeiras.

"Achei muito legal o fato de, além da festividade, ter a oportunidade de a gente e nossos familiares se expressarem. Uma comemoração democrática!", comenta Alexandre Rodrigues Teixeira, usuário do CAPS.

O CAPS Adulto III Mooca é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x