Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Ampliação do serviço

UBS Vila Mariana passa a funcionar em novo prédio

Data Publicação: 07/06/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

O espaço proporcionará o aumento da capacidade de atendimento, além da inclusão do serviço de odontologia e da atuação de equipe multiprofissional

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo entregou as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Mariana, com melhorias estruturais, aumento da equipe e ampliação dos serviços oferecidos à população.

Com um time de 67 profissionais, o equipamento terá capacidade de atender o dobro de pessoas, e os pacientes agora contam com atendimento em nutrição, fisioterapia e psicologia. Três equipes de saúde bucal somam-se às novidades implementadas na UBS Vila Mariana.

Quanto à estrutura física, a Unidade dispõe de oito consultórios, duas salas de espera e salas para medicação/emergência, coleta de exames, curativos, vacinas e observação; além da farmácia e sala exclusiva para ações de promoção à saúde do idoso, entre outros espaços.

"No prédio antigo nós atendíamos cerca de 1.800 pessoas por mês, e agora, com a ampliação do serviço e do prédio, vamos dobrar esse número", prevê Patrícia Diniz, gerente interina.

Para proporcionar uma experiência ainda mais agradável no serviço de saúde, a UBS é devidamente climatizada, e possui acessibilidade para pacientes com dificuldade de mobilidade mediante elevador " a UBS tem dois andares " e banheiro adaptado para pessoas em cadeira de roda. A instalação de piso tátil também contribui para o acesso de Pessoas com Deficiência.

"Com essas mudanças a gente espera atender melhor a população, e isso vai ao encontro do que a SPDM acredita, à nossa missão, que é atender à população de forma humanizada, ética e com qualidade", finaliza Patrícia.

A UBS Vila Mariana é gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x