Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Sustentabilidade

Diadema e SPDM/PAIS realizam ações para um uso consciente dos recursos naturais

Data Publicação: 08/05/2024

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Parceria possibilitou a redução do consumo de água, copos descartáveis e uso de papel.

A Prefeitura de Diadema (SP) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) estão alcançando resultados relevantes ao promover e incentivar práticas ambientais sustentáveis.

Em 2023, as unidades de saúde gerenciadas pela SPDM/PAIS em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde alcançaram uma redução de aproximadamente 66% no consumo de água, 35% no uso de copos descartáveis e 93% no consumo de papel branco comum.

De acordo com a Analista Ambiental da SPDM/PAIS, Priscila Candido dos Santos, esses números são reflexo das medidas adotadas para reduzir, reutilizar e reciclar materiais, contribuindo não apenas para o meio ambiente, mas também para a promoção da saúde pública.

"Entre as iniciativas que implementamos estão capacitações sobre gerenciamento de resíduos, ministradas diretamente nas unidades de saúde. Assim, instruímos os profissionais sobre práticas corretas de gestão de resíduos e sustentabilidade", destacou Priscila.

A profissional detalhou que são iniciativas aparentemente simples, mas que geram impactos muito positivos. "Orientamos sobre utilizar canecas e garrafas reutilizáveis, identificar áreas na unidade com desperdício de água para correção, avaliar a necessidade de impressão de arquivos e o uso de folhas de rascunho para anotações, além de colocar adesivos de "Economize" em locais estratégicos para lembrar os funcionários das práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente", detalha a analista.

Além dessas práticas do dia a dia, por meio do Projeto SIM (Sustentabilidade, Inovação, Melhoria), a SPDM/PAIS e a Prefeitura de Diadema têm promovido campanhas de conscientização e realizado projetos em parceria com as comissões de sustentabilidade das unidades.

"Esses resultados não são apenas números, mas refletem o compromisso da gestão municipal com a preservação dos recursos naturais e a adoção de práticas mais sustentáveis em prol da população", reforça o Secretário de Saúde, José Antônio.

Mais de 1.362 trabalhadores foram envolvidos em ações educativas que abordam temas como gestão de resíduos e uso consciente de recursos, fortalecendo os processos de trabalho na área ambiental e culminando na regularização de documentos técnicos junto aos órgãos ambientais.

- Ações futuras

Um plano estratégico para 2024 foi estabelecido, incluindo metas como manter a documentação ambiental atualizada, ampliar a coleta seletiva e fortalecer as comissões de sustentabilidade.

"Essas iniciativas visam promover uma cultura de sustentabilidade nos serviços de saúde e garantir um futuro mais saudável e sustentável para todos os cidadãos de Diadema", finalizou Maria Luiza Malatesta, coordenadora da Atenção Básica de Diadema.

Em parceria com a Prefeitura, a SPDM/PAIS, uma das maiores Organizações Sociais de Saúde (OSS) do País, realiza atualmente a gestão de 43 unidades de saúde no município de Diadema.

x