Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

UBS Vila Formosa II comemora mês da mulher

Programação temática

Data Publicação: 26/03/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Direitos da mulher, promoção da saúde e atividades cultuais fizeram parte da programação

Em março é comemorado o Dia Internacional da Mulher (08/03), quando diversos setores se mobilizam para fortalecer as causas do público feminino, além de prestar homenagens às mulheres reconhecendo a importância de seus diferentes papéis na sociedade.

Em São Paulo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Formosa II aderiu à comemoração da data com atividades culturais e de promoção do bem-estar e qualidade de vida.

A programação do evento contou com palestras sobre os serviços do território, direitos da mulher e qualidade de vida, além de uma apresentação da assistente social Marília Berzins, doutora em Saúde Pública e presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE).

Também foram realizadas apresentações de dança do ventre, leitura dramática de poemas e música ao vivo. Além disso, foi realizada uma demonstração de Lian Gong, prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa que visa à prevenção e o tratamento de dores crônicas.

"O objetivo deste evento, realizado anualmente pela equipe da UBS Vila Formosa II, é de fortalecer os laços comunitários com nossas usuárias, bem como de nossa equipe e dos serviços do território", comenta Raul Franklin, gerente da UBS.

O evento foi realizado em parceria com a Rede Comunitá (fundação voltada para a recuperação da integridade e da dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade), e do Centro Cultural Vila Formosa, que cedeu o espaço para o encontro.

A UBS Vila Formosa II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x