Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

UBS Alpes do Jaraguá conquista certificação nacional de qualidade

Data Publicação: 14/03/2024

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Instituição foi habilitada com nível 1 por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) conquistou uma das mais conceituadas certificações de qualidade da área da saúde no Brasil, para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alpes do Jaraguá, localizada na cidade de São Paulo.

A unidade recebeu, no dia 5 de fevereiro de 2024 o certificado da acreditação ONA nível 1, Acreditado " que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada.

Com foco na segurança do paciente, a UBS Alpes do Jaraguá passou por uma avaliação, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas áreas de gestão organizacional, segurança na assistência e apoio.

A gerente da UBS, Mayara Cordeiro de Oliveira, explicou que a conquista da certificação reforça o compromisso dos profissionais em prestar atendimento de qualidade aos pacientes.

"Cada membro da equipe desempenhou um papel fundamental, demonstrando dedicação, profissionalismo e empatia na interação com os pacientes. Estamos comprometidos em oferecer um serviço de saúde que não apenas trate as doenças, mas que também promova o bem-estar integral de cada pessoa que entra em nossa unidade", afirmou.

O coordenador de Qualidade na SPDM/PAIS, Michel Marciano, afirma que o principal foco é garantir a segurança dos pacientes, a qualidade dos atendimentos e a eficácia na resolução dos casos. "Essa conquista é mais do que um selo de qualidade; é um símbolo do nosso compromisso contínuo com a excelência na prestação de serviços de saúde pública no município de São Paulo".

"Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, continuaremos a trabalhar para aprimorar nossos serviços, sempre colocando as necessidades dos pacientes em primeiro lugar", acrescentou Michel.

A acreditação da UBS é válida por dois anos e será acompanhada por avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção.

A UBS Alpes do Jaraguá é uma unidade pertencente à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada pela SPDM/PAIS " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).