Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

SPDM/PAIS no combate à Dengue

Unidades de saúde intensificam ações de orientação e prevenção

Data Publicação: 07/03/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Com o aumento do número dos casos de Dengue (até fevereiro de 2024, o Brasil registrou mais de 500 mil casos da doença - quase quatro vezes maior do que os registrados no mesmo período de 2023), os serviços de saúde administrados pela SPDM/PAIS têm se mobilizado para sensibilizar profissionais e comunidades sobre o combate ao mosquito, além da identificação e condução adequada dos casos suspeitos da doença.

Confira a seguir algumas das iniciativas realizadas:

São Paulo

UPA Vila Mariana

Na UPA Vila Mariana, foi realizado um treinamento teórico expositivo para orientar os profissionais sobre o fluxo de atendimento dos pacientes com suspeita de Dengue, para um diagnóstico precoce e início do tratamento, a fim de evitar a piora do quadro de saúde do paciente.

Quanto aos sintomas, além de os profissionais ficarem atentos às queixas específicas dos pacientes, é importante que o próprio usuário saiba quando procurar atendimento médico.

O Ministério da Saúde orienta que, todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e pelo menos dois dos seguintes sintomas - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos " deve procurar imediatamente um serviço de saúde.

A maioria dos doentes se recupera, porém, parte dos casos pode progredir para formas graves, inclusive levando à morte - daí a importância de os serviços se mobilizarem para promover o combate à doença.

Vale ressaltar que todas as Unidades Básicas de Saúde oferecem teste rápido de Dengue.

UBS Heliópolis

A unidade realizou o Dia D combate à Dengue, que contou com um mutirão pela região, com orientações à população e vistorias em residências, praças e terrenos baldios em busca de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Na ocasião, foram realizadas cerca de 120 vistorias e mais de 350 pessoas foram orientadas sobre a importância de não deixar água parada em nenhum recipiente, por ser este o ambiente propício para a proliferação do mosquito.

Segundo o Ministério da Saúde, entre as medidas a serem adotadas estão: esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d'água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

A regra de não deixar água parada também vale para os potes de água dos animais de estimação, que devem ser lavados com escova e sabão, no mínimo, uma vez por semana.

UBS Parque Maria Domitila

A calçada da unidade está passando por uma reforma, e a equipe notou que os profissionais envolvidos na obra precisavam ser alertados sobre o descarte correto de resíduos, a fim de evitar o surgimento de criadouros do Aedes. Com o sugestivo nome Cuidando do nosso Quintal, a iniciativa consistiu em orientações realizadas na própria calçada, alcançando os trabalhadores da obra, e em um espaço público multiuso da região voltado para eventos e aulas práticas de habilitação de moto-escola, atingindo outros frequentadores do entorno.

Além das orientações, foi realizada a coleta de resíduos que estavam descartados incorretamente. "Conseguimos mostrar o quão importante essa ação foi para o território, realizamos a coleta de sete sacos de 100 litros de descarte incorreto", informa Simone Cordeiro, gerente da UBS.

Diadema

UBS Vila Nogueira

Equipes de saúde se mobilizaram para realizar vistorias nas residências do entorno, a fim de identificar possíveis criadouros e eliminá-los. Para chamar a atenção dos moradores e comerciantes, a equipe utilizou fantasias e adereços, entrando no ritmo do carnaval. Na ocasião, a população foi orientada sobre os cuidados para manter os ambientes livres de focos do Aedes e teve a oportunidade de sanar eventuais dúvidas sobre o tema.

"É muito importante alertar a nossa comunidade que é um momento para se cuidar, porque às vezes você imagina que o foco está fora da sua casa, mas, na verdade, está na sua [própria] residência. Então, vamos olhar os vasos de plantas, as calhas e tudo mais o que acumula água", pediu Edinalva Fernandes, paciente da Unidade Básica.

As unidades de saúde mencionadas são da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e de Diadema, gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

A SPDM/PAIS é uma das maiores organizações sociais de saúde do País, realizando atualmente a gestão de 357 unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará.

Cinco dicas para se proteger do mosquito da dengue

Elimine criadouros: Verifique regularmente sua casa e arredores em busca de qualquer recipiente que possa acumular água parada, como vasos de plantas, pneus velhos, garrafas vazias, calhas entupidas, entre outros. Remova esses recipientes ou mantenha-os sempre tampados para evitar o acúmulo de água, que é onde o mosquito deposita seus ovos.

Use repelente: Aplique regularmente repelentes na pele exposta, principalmente durante o amanhecer e ao entardecer, horários em que os mosquitos são mais ativos.

Use roupas adequadas: Caso o clima permita, opte por roupas de manga longa e calças compridas, especialmente durante os períodos de maior atividade do mosquito. Isso ajuda a reduzir a exposição da pele às picadas.

Instale telas em portas e janelas: Coloque telas em todas as portas e janelas de sua casa para evitar a entrada de mosquitos.

Utilize inseticidas: Em casos de infestação, você pode usar inseticidas adequados para controlar os mosquitos dentro de casa. Siga as instruções do fabricante e tome precauções para evitar a exposição excessiva aos produtos químicos.

x