Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Alimentação saudável desde a infância

UBS Vila Arapuá promove atividades temáticas em EMEI da região

Data Publicação: 09/06/2023

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Adotar uma alimentação saudável é um dos principais hábitos que beneficiam a saúde e previnem o surgimento e/ou agravo de doenças como hipertensão, obesidade e diabetes. Por isso, quanto mais cedo esse hábito for adquirido, melhor.

Em São Paulo, a UBS Vila Arapuá extrapolou seus muros e implantou o grupo de Educação Nutricional com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Santo Dias, para estimular desde a infância a prática de uma alimentação balanceada.

Até o momento, foram realizados dois encontros para: uma ação de plantio e uma atividade sobre classificação dos alimentos. Esses encontros aconteceram na própria instituição de ensino e contaram com a participação de alunos entre 4 e 6 anos.

O primeiro consistiu em uma oficina de plantio, cultivo, colheita e degustação de microverdes, alimentos que pertencem ao grupo das hortaliças e são utilizados em diversas preparações ainda na sua fase jovem (com cerca de 5 a 10 cm). Eles possuem sabor marcante e boa concentração de nutrientes, auxiliando na adequação do estado nutricional das crianças, além de deixar o prato mais colorido e atrativo.

"Ensinar sobre alimentação saudável desde a infância, com o contato com a terra, é uma ação importante de prevenção de doenças e, principalmente, promoção da saúde. [Além disso], as crianças levam as informações aprendidas para casa, se tornando disseminadoras de conhecimentos sobre cuidados com a saúde", explica Bruna Zillesg Borges dos Santos, nutricionista responsável pelo grupo.

"O contato com o plantio/ horta possibilita uma conexão com a natureza, o trabalho colaborativo e o envolvimento na produção dos alimentos. E o contato com a terra, o plantar, o cuidar, o colher, o manusear e o sentir as texturas e cheiros, estimula a aceitação de alimentos antes recusados", observa Vanuza Santos, professora.

A segunda ação foi uma oficina de classificação dos alimentos em três grandes grupos: reguladores, energéticos e construtores. Para isso, foram entregues diversas imagens de alimentos para as crianças e, após explicação, elas foram desafiadas a organizá-las em três potes coloridos, cada um representando um grupo (verde - reguladores; azul - construtores; e amarelo - energéticos). Em seguida, foi apresentada a imagem de um prato com a divisão ideal desses grupos para que os alunos preenchessem com os alimentos pertinentes.

"Já percebo as crianças verbalizando sobre estes novos conhecimentos nos momentos de almoço/ jantar, classificando os alimentos e aumentando o consumo dos mesmos, o que demonstra uma mudança de comportamento, refletindo que o aprendizado tem sido, de fato, significativo", comenta Simone Romano, coordenadora da EMEI Santo Dias.

De acordo com ela, este trabalho vai ao encontro da Orientação Normativa de Educação Alimentar e Nutricional para Educação Infantil da cidade de São Paulo, que reforça a importância de educar o público infantil sobre princípios intrínsecos à educação alimentar e nutricional em prol da autonomia, saúde, sustentabilidade e diversidade. "Entendemos que os momentos de alimentação são também pedagógicos, quando as crianças aprendem, interagem e expressam-se, despertando o interesse por sua própria alimentação", afirma a coordenadora.

"A parceria com a EMEI está cada vez mais forte, as crianças estão aprendendo a importância de cada tipo de alimento para a saúde e aguçando [o desejo] o experimentar novos sabores e texturas", conclui a nutricionista Bruna.

E as atividades não param por aí, a próxima, programada para junho, será uma oficina lúdica sobre os diferentes tipos de alface, dando continuidade ao aprendizado sobre a relação alimentação-saúde.

A UBS Vila Arapuá é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x