Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Iniciativa Hospital Amigo da Criança- IHAC

Hospital Nossa Senhora da Conceição recebe selo de qualidade

Data Publicação: 09/06/2023

Redação: SARAH MARMO AZZARI

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Fortaleza (CE), recebeu o selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC, reconhecimento conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno*, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de outros critérios que envolvem o atendimento humanizado à mulher e ao bebê durante o pré-parto, parto e o pós-parto.

A certificação foi conquistada graças ao esforço de toda a equipe do Hospital, que implantou uma série de ações voltadas para a promoção do aleitamento materno e o atendimento acolhedor e respeitoso, entre elas:

- Treinamento sobre as boas práticas da amamentação com os profissionais da assistência e administrativos, para que a defesa do aleitamento materno seja um compromisso de todos

- Adequações no ambiente hospitalar, como a criação do Casulo do AMOR, ambiente adequado e humanizado para acolher e manter as mães que estão com seus bebês internados na UCINCO (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional); e melhorias na estrutura física do Posto de Coleta de Leite Humano.

- Ampliação do horário de funcionamento do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) para 24 horas, disponibilização de profissionais no espaço para a retirada de dúvidas e orientações às gestantes e puérperas, captação de mães doadora e inserção de visitas domiciliares.

As ações implementadas impactaram positivamente os indicadores relacionados à amamentação, reduzindo os casos de oferta de fórmula aos recém-nascidos na maternidade. Além disso, houve um aumento significativo na captação de doadoras e no quantitativo de leite humano doado ao banco de leite vinculado ao Hospital.

Celebração

O Hospital comemorou a conquista do selo de qualidade em um evento com a presença de integrantes da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e de profissionais da unidade, que receberam certificados de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante o período de pré- avaliação para o selo IHAC.

Na ocasião, também foi realizada uma apresentação sobre todos os projetos realizados na maternidade e o evento foi finalizado com uma mesa de café.

"Foi um evento divisor de águas, transformador no processo de construção na qualidade da assistência prestada ao binômio[mãe e bebê]. Vivenciamos uma integração entre os envolvidos com engajamento no processo de aprendizado e disponibilidade", comenta Ana Carolina Barros, enfermeira responsável pelo PCLH.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

*Dez passos para o sucesso do aleitamento materno:

1 - Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

2 - Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política;

3 - Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;

4 - Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento, conforme nova interpretação, e colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto, por pelo menos uma hora e orientar a mãe a identificar se o bebê mostra sinais que está querendo ser amamentado , oferecendo ajuda se necessário;

5 - Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

6 - Não oferecer a recém-nascidos bebidas ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica;

7 - Praticar alojamento conjunto - permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos 24 horas por dia;

8 - Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

9 - Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;

10 - promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos após a alta da maternidade.

x