Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Programa Ambientes Verdes e Saudáveis no Avança Saúde

PAVS da UBS Jardim Guarani orienta usuários sobre alimentação saudável

Data Publicação: 09/06/2023

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Adotar uma alimentação nutritiva e balanceada é um dos pilares para uma vida saudável - além da prática regular de atividade física. Diante disso, fornecer orientações sobre o tema já é rotina nas Unidades Básicas de Saúde, seja durante encontros de grupos temáticos, seja em datas comemorativas do calendário do Ministério da Saúde.

Na UBS Jardim Guarani, em São Paulo, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) participou do Avança Saúde com uma estação para orientar os usuários a respeito da importância de alimentar-se adequadamente para evitar o surgimento e/ou o agravo de doenças como diabetes, obesidade e hipertensão, entre outras.

Na ocasião, foram ressaltados os prejuízos causados pelo uso excessivo do sal (Hipertensão, Acidente Vascular Cerebral, demência, osteoporose e excesso de peso, por exemplo), e divulgada uma receita de sal de ervas (tempero feito com ervas e especiarias variadas) para ser utilizado como alternativa ao sal comum.

Também foram realizadas orientações sobre como higienizar frutas, verduras e legumes com hipoclorito de sódio, solução química usada para eliminar bactérias, vírus e parasitas dos alimentos - ressaltando que este produto pode ser retirado gratuitamente nas UBS.

A ação contou ainda com a exposição de uma horta medicinal feita com materiais recicláveis e ideal para pequenos espaços, a fim de incentivar os usuários a montarem a sua própria horta em casa.

"Foi importante realizar a ação porque, além do impacto ambiental, também foi possível levar para munícipes e profissionais a possibilidade de construção de hortas para consumo e redução de ingestão de agrotóxicos", ressalta Wesley Pietro Cussigh de Jesus, Agente de Promoção Ambiental (APA).

Por fim, foram distribuídos folhetos informando as principais diferenças entre os alimentos:

- In natura (folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes)

- Processados (fabricados pela indústria com a adição de sal, açúcar ou outro produto que torne o alimento mais durável, saboroso e atraente, como atum em lata, queijos feitos com leite, sal e coalho e pães feitos de farinha, fermento e sal)

- Ultraprocessados ( formulações industriais, em geral, com pouco ou nenhum alimento inteiro, como salsicha, biscoitos, macarrão e temperos instantâneos, refrigerantes, produtos congelados e prontos para aquecimento como massas, pizzas, hambúrgueres e nuggets).

A ação fez parte do Avança Saúde, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo voltada para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde por meio de campanhas e mutirões temáticos realizados em sábados.

A UBS Jardim Guarani é uma unidade da SMS de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x