Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Medicamento? Somente com prescrição médica

UBS Vila São José orienta usuários sobre riscos da automedicação

Data Publicação: 09/06/2023

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Segundo o Ministério da Saúde, tomar medicações sem a devida prescrição médica pode causar diversos riscos, como reações alérgicas, intoxicação, resistência aos componentes do medicamento, dependência e até a morte - daí a importância de alertar as pessoas sobre o uso de fármacos somente com a devida prescrição médica.

Em Diadema (SP), em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (5 de maio), a UBS Vila São José foi às ruas para abordar o tema com a população, de forma lúdica. A atividade consistiu em um quiz de perguntas e respostas para promover a conscientização sobre o uso racional de medicamentos, que acontece, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Na ocasião, também foram ressaltados os riscos de interrupção e/ou da troca da medicação prescrita sem a devida orientação profissional, e sobre a necessidade da receita médica no que diz respeito à dispensação de medicamentos tarjados (aqueles que afetam o sistema nervoso central).

"A ação foi bastante produtiva, contou com a participação de diversos motoristas , foram distribuídos panfletos de orientação e, quem acertava o quiz, ganhava um material com mensagens de `você sabia?" sobre interações medicamentosas", comenta Leila Furlan, farmacêutica.

A UBS Vila São José é uma unidade da Secretaria Municipal de Diadema gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x