Data Publicação: 22/06/2026
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Iniciativa promoveu conscientização sobre a importância da doação regular
No dia 20 de maio de 2026, o Hospital Municipal Pedro II / CER Santa Cruz realizou uma Campanha de Doação de Sangue nas dependências da unidade, reunindo colaboradores, acompanhantes, pacientes aptos e membros da comunidade em uma iniciativa voltada à valorização da vida e ao fortalecimento da solidariedade.
Promovida em parceria com o hemocentro responsável pela coleta, a ação ofereceu aos voluntários um ambiente seguro, acolhedor e organizado para a realização das doações.Para ampliar o alcance da campanha e incentivar a participação do público, a unidade promoveu uma ampla divulgação por meio de redes sociais, canais institucionais, materiais digitais e comunicação visual interna.
A mobilização teve como foco conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue, um gesto simples que pode salvar vidas. As doações contribuem diretamente para a manutenção dos estoques utilizados em atendimentos de emergência, cirurgias, acidentes graves, transplantes e tratamentos contínuos de pacientes com doenças crônicas, sendo fundamentais para o funcionamento da rede de saúde.
Além do impacto no abastecimento dos bancos de sangue do estado do Rio de Janeiro, a campanha fortaleceu ações de responsabilidade social, estimulando o engajamento dos colaboradores e promovendo uma cultura institucional pautada pelo cuidado, empatia e compromisso com a vida.
"Hoje tive a oportunidade de realizar minha primeira doação de sangue no Hospital Municipal Pedro II e foi uma experiência maravilhosa. Fui muito bem acolhida desde o início, e as técnicas foram super simpáticas, atenciosas e descontraídas, o que me deixou muito mais tranquila durante todo o processo. A atenção e o cuidado de todos os profissionais fizeram toda a diferença. Saio muito feliz por ter vivido esse momento tão especial e por poder ajudar outras pessoas. Parabéns a toda a equipe pelo atendimento", disse Julia de Gouvea Teixeira, auxiliar de Recrutamento e Seleção.
O Hospital Municipal Pedro II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente o gerenciamento de 362 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Mogi das Cruzes (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE).