Data Publicação: 18/02/2026
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Iniciativa permite que enfermeiros realizem prescrições de medicamentos com autonomia e respaldo técnico
A SPDM-PAIS, em parceria com a Prefeitura de Diadema, realizou o lançamento oficial do novo Protocolo de Enfermagem do município. A medida é considerada um marco estratégico para a saúde pública local e tem como principal objetivo a oferta de atendimentos mais resolutivos pelo Enfermeiros, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecendo maior autonomia aos profissionais, garantindo um atendimento mais integral.
Construído de forma coletiva entre as áreas técnicas da SPDM, da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais da Atenção Primária, o documento estabelece diretrizes que empoderam o enfermeiro como protagonista no cuidado.
Na prática, o protocolo permite que estes profissionais realizem a prescrição de medicamentos para doenças básicas durante a consulta de enfermagem, seguindo normas rigorosas e com total respaldo do Conselho Regional de Enfermagem.
Segundo Marilu Zaniboni, supervisora técnica da SPDM-PAIS em Diadema, a mudança traz impacto direto na rotina das unidades. "O protocolo é um marco para a enfermagem. Ele traz resolutividade e autonomia. Agora, o enfermeiro de Diadema poderá prescrever medicamento para doenças da Atenção Básica", afirma.
Otimização do fluxo e redução de filas
A implantação do protocolo visa transformar a lógica do atendimento, muitas vezes concentrada na figura do médico para procedimentos que podem ser resolvidos por outros profissionais qualificados da equipe multidisciplinar.
"Atualmente, os atendimentos ainda são centrados na figura do médico", explica Liane de Oliveira Serra Tochetto, gerente de projetos da SPDM-PAIS em Diadema. Ela ressalta que o enfermeiro dispõe de formação técnica e científica para conduzir diversos processos assistenciais. "Com a implantação desse protocolo, os enfermeiros passam a ter respaldo para atuar com maior segurança e resolutividade, especialmente nos atendimentos de acolhimento, podendo prescrever tratamentos para diferentes condições de saúde" completa.
Para Denise Miyamoto de Oliveira, coordenadora da Atenção Básica do Município, a entrega do protocolo operacional é fundamental para fortalecer o papel do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. "Estamos trabalhando na retomada desse papel e precisamos dar condições para que eles trabalhem. Agora, o enfermeiro pode fazer prescrições com muito mais autonomia, agilizando o cuidado e olhando o paciente de forma integral e horizontal", pontua.
A agilidade proposta pelo novo documento chega também às populações mais vulneráveis. Nádia de Sousa, enfermeira do Consultório na Rua, relata que a medida facilitará o atendimento in loco, muitas vezes realizado em condições adversas nas ruas da cidade.
"No meu dia a dia vai ser muito gratificante. O protocolo nos dará autonomia para executar o cuidado na rua, sem depender de marcar uma consulta ou deslocar o paciente até um médico. Vamos ser mais resolutivos no momento da abordagem, o que é muito melhor para o paciente", diz a enfermeira.
O novo Protocolo de Enfermagem já está em vigor e segue todas as bases teóricas e normativas de segurança exigidas pelos órgãos reguladores da classe.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil e realiza, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), a gestão de 39 unidades de saúde no município de Diadema.