Data Publicação: 09/01/2026
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Projeto reafirma o compromisso da instituição com a excelência na gestão pública de saúde.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) realizou no dia 12/12/2025 a formatura da primeira turma do Curso de Formação de Gerentes da Atenção Primária à Saúde. A expectativa institucional é a formação de cinco turmas, totalizando a capacitação de 101 gerentes ao longo do curso.
Turma G1 do Curso de Formação de Gerentes da Atenção Primária (Foto: Rafhaela Martins/Comunicação)
A segunda turma concluiu sua formação no dia 29/01, avançando na consolidação do projeto e reforçando o caráter contínuo e estruturado da proposta. A iniciativa é um marco institucional, posicionando a SPDM/PAIS como pioneira na criação de uma capacitação voltada especificamente para o desenvolvimento de lideranças da Atenção Primária do município de São Paulo.
Sônia Figueira, gerente de Planejamento da SPDM/PAIS, detalha a robustez do programa: "Nós montamos um curso com cinco módulos envolvendo as áreas assistencial, administrativa, técnica, planejamento e informação. O conhecimento que a SPDM tem acumulado em suas assessorias da estrutura corporativa foram disponibilizados aos gerentes das unidades que gerenciamos".
Turma G2 do Curso de Formação de Gerentes da Atenção Primária (Foto: Sarah Azzari/Comunicação)
O programa, que combina inovação pedagógica e foco em resultados, foi desenhado para capacitar gestores das UBSs a lidarem com os desafios complexos.
Ao investir na qualificação técnica e comportamental de seus líderes, a SPDM/PAIS busca padronizar as melhores práticas de gestão e fomentar uma cultura de inovação contínua.
A percepção de quem atua diretamente nas unidades de saúde confirma o sucesso da iniciativa. Giseli Pedro dos Santos, gerente da UBS Vila Zatt, destaca o reconhecimento proporcionado pelo curso: "A inovação da instituição em realizar esse curso foi muito benéfico para nós, gerentes, porque ele trouxe valorização para as ações que nós realizamos na ponta e diante dos processos ONA". Para ela, o curso ofereceu o norteamento necessário para aprimorar processos com excelência e qualidade técnica.
Foco no Paciente
Embora o curso seja voltado para o desenvolvimento profissional de gestores, o objetivo final da instituição é claro: a melhoria direta na ponta do atendimento.
"Uma gestão eficiente tem reflexos em processos mais ágeis, equipes mais motivadas e recursos melhor aplicados em prol da população", destaca Michel Marciano, Coordenador de Qualidade.
O curso de Formação de Gerentes utiliza metodologias que permitem ao profissional aplicar o conhecimento em tempo real no dia a dia das unidades, garantindo que a teoria se transforme em benefícios tangíveis para a rede de saúde. "Com carga horária intermediária entre aperfeiçoamento e especialização, o curso demonstra a grande relevância e valorização da formação de líderes pela SPDM/PAIS. Além disso, a metodologia de construção dos módulos e das aulas foi desenvolvida de forma colaborativa, envolvendo e potencializando facilitadores que integram as lideranças corporativas da instituição", afirmou Mariane Ceron, Gerente de Educação.
Com esta iniciativa, a SPDM/PAIS consolida sua posição como uma das instituições que busca constantemente inovações na gestão de saúde no Brasil, provando que a valorização do capital humano é a chave para a transformação do Sistema Único de Saúde (SUS).
"Ser pioneiro na qualificação de nossos gestores é, acima de tudo, um compromisso com o cidadão. Quando temos um gerente preparado, o resultado é uma unidade de saúde que funciona melhor, com atendimento mais humanizado e resolutivo. Quem realmente ganha com esse investimento é o paciente", finaliza o superintendente Dr. Mário Monteiro.
Sobre a SPDM/PAIS
A instituição atua em parceria com órgãos públicos para a gestão de unidades de saúde, buscando sempre a eficiência operacional aliada à qualidade assistencial. Atualmente, a SPDM/PAIS é responsável pela gestão de 351 unidades de saúde, com atuação estratégica nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).