Data Publicação: 26/12/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Evento contou com homenagens e momentos de emoção, celebrando conquistas individuais e fortalecendo a inclusão social dos idosos participantes.
O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Perus, em São Paulo, realizou, em dezembro de 2025, a formatura do grupo de alfabetização dos idosos atendidos pela unidade. A iniciativa marcou o encerramento de um ciclo de aprendizado construído ao longo do ano, pautado na valorização da autonomia, da autoestima e do convívio social.
As atividades do grupo contaram, ao longo do ano, com estratégias lúdicas e inclusivas, favorecendo o aprendizado gradual, a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos entre os participantes.
"Esse grupo foi muito importante para mim, pois só consegui estudar até a primeira série, já que precisei sair da escola cedo para ajudar meus pais. Eu já conhecia algumas letras, mas foi muito importante reviver esse momento e compartilhar essa experiência com outros idosos", disse Darci Correia, 80 anos, integrante do grupo de alfabetização.
A cerimônia de formatura foi um momento simbólico e de forte impacto emocional, com homenagens, entrega de capelo, canudo e certificados, destacando as conquistas alcançadas ao longo do ano.
"Foi incrível acompanhar o desenvolvimento de cada um ao longo do ano. A interação e a dedicação de todos são inspiradoras e mostram o impacto positivo desse trabalho no aprendizado", afirmou Maria do Carmo Soares, cuidadora de idosos.
O encerramento contou ainda com confraternização e música, promovendo integração e celebração entre participantes, familiares e equipe.
"A formatura foi um momento de grande impacto. Vibramos juntos a cada idoso que aprendeu a escrever o próprio nome, conseguiu ler uma receita médica e demonstrou avanços significativos ao longo do ano", destacou Vanessa Araújo, coordenadora do PAI.
O PAI Perus é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).