Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Educação em Saúde

ACSs de Fortaleza participam de formação em Cuidados Paliativos

Data Publicação: 18/12/2025

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Formação qualificou ACS das Regionais V e VI para fortalecer a APS e o cuidado domiciliar.

Entre os dias 10 e 17 de novembro, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Fortaleza participaram de uma formação em Cuidados Paliativos, realizada na sede da Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFOR), na Praia de Iracema.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a ESPFOR e o Programa Melhor em Casa (PMeC), com apoio da SPDM/PAIS, integrou as ações de educação permanente da Rede de Atenção à Saúde e teve como objetivo qualificar o cuidado no território, com foco na humanização e na integralidade da atenção. 

Para isso, ampliou o conhecimento dos profissionais sobre conceitos fundamentais da área, promoveu a qualificação da comunicação com usuários e famílias e reforçou a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e o cuidado domiciliar realizado pelo PMeC.

A capacitação foi organizada em quatro encontros presenciais, das 8h às 12h, utilizando metodologia participativa com vídeos educativos, apresentação dialogada e discussões baseadas nas vivências dos ACS em suas comunidades. A divisão por datas possibilitou a presença de representantes de todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) das duas regionais.

Ao longo da formação, os participantes receberam orientações sobre conceitos essenciais dos Cuidados Paliativos, sinais de alerta para identificação de usuários elegíveis, estratégias de comunicação com famílias e os fluxos de encaminhamento na Rede de Atenção à Saúde.

Também foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Programa Melhor em Casa, destacando o papel do cuidado domiciliar na promoção do conforto, autonomia e qualidade de vida.

Ao valorizar o papel dos Agentes Comunitários de Saúde na identificação das necessidades da população, o município avança na integração entre a APS, o PMeC e os demais serviços da rede, garantindo respostas mais rápidas, sensíveis e apropriadas às demandas dos usuários.

Entre os principais avanços proporcionados pela formação, destacam-se:

  • Aprimoramento da percepção clínica dos ACS, favorecendo a identificação precoce de usuários com necessidades paliativas;
  • Integração efetiva entre APS e PMeC, com fluxos de encaminhamento mais ágeis;
  • Maior segurança e preparo dos ACS na abordagem a famílias e no acolhimento de situações de fragilidade;
  • Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde, ampliando a resolutividade do cuidado domiciliar;
  • Engajamento dos profissionais, que demonstraram maior compreensão sobre o papel dos cuidados paliativos na qualidade de vida;
  • Expansão da visão multiprofissional e interdisciplinar, reforçando o papel do PMeC e suas interfaces com a APS;
  • Avanços significativos no cuidado humanizado, com escuta qualificada, diálogo e acompanhamento próximo no território.


A gerente do Programa Melhor em Casa, Laryssa Gouveia, ressaltou a importância da formação e da presença dos ACS no processo de cuidado: "A troca com os ACS foi extremamente enriquecedora. Percebemos o quanto eles são fundamentais para identificar precocemente os usuários que podem se beneficiar dos cuidados paliativos. A formação aproximou ainda mais os serviços e fortaleceu a integração entre APS e PMeC. Com esse alinhamento, o cuidado chega mais rápido e de forma mais qualificada às pessoas que mais precisam".

Os serviços de saúde mencionados pertencem à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e são gerenciados em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).


Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações