Data Publicação: 10/12/2025
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Com nova estrutura, atendimento pode crescer entre 15% e 25%, mantendo modelo territorial e acompanhamento intensivo.
A Prefeitura de Diadema entregou o novo imóvel do CAPS Sul Oeste, fortalecendo a rede de atenção psicossocial no município e oferecendo melhores condições para o cuidado em saúde mental. A gestão da unidade permanece sob responsabilidade da SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde que administra equipamentos públicos de saúde na cidade.
Foto: Prefeitura de Diadema
Com a ampliação da estrutura física, a capacidade de atendimento tende a aumentar de forma progressiva entre 15% e 25%, respeitando o modelo territorial de cuidado e o acompanhamento intensivo dos usuários já matriculados.
A mudança para o novo imóvel foi motivada pela necessidade de expandir o espaço assistencial, melhorando a acessibilidade, a privacidade e o acolhimento.
A transição fortalece a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), modelo adotado pelo SUS que integra serviços e ações de saúde mental no território de forma contínua e humanizada. O CAPS Sul Oeste é referência para pacientes dos bairros Parque Real, Conceição, Inamar, Eldorado, Paulina e Serraria.
Foto: Prefeitura de Diadema
Estrutura mais ampla, terapias fortalecidas
O novo imóvel oferece salas maiores para atendimentos individuais e em grupo, ambientes dedicados a oficinas terapêuticas, ampliação de áreas de convivência, consultórios multiprofissionais e espaços administrativos adequados. A unidade também passa a contar com rampa de acesso, banheiros adaptados, circulação mais ampla e melhor iluminação natural, garantindo inclusão e segurança às pessoas atendidas.
Hoje, o CAPS Sul Oeste conta com cerca de 300 usuários ativos. Mensalmente, a equipe realiza aproximadamente 650 atendimentos individuais, 200 acolhimentos, 80 grupos terapêuticos, além de outras atividades e procedimentos.
Foto: Prefeitura de Diadema
Com a nova estrutura, esse volume tende a crescer de forma qualificada, mantendo a lógica de cuidado intensivo e o vínculo territorial, que são características do modelo do CAPS.
Para os usuários do serviço, as mudanças trazem impacto direto: ambientes mais acolhedores e confortáveis, ampliação de atividades terapêuticas, maior privacidade nas consultas, redução de aglomerações e fluxos de acolhimento mais fluídos.
Compromisso com a gestão qualificada em saúde mental
Para a SPDM/PAIS, a entrega do novo imóvel representa a possibilidade de aprimorar práticas clínicas e fortalecer o cuidado psicossocial no município.
"O processo da mudança gerou muita expectativa entre trabalhadores, usuários e a população em geral e isso mobilizou a participação de todos nessa construção coletiva. Está sendo gratificante vivenciar toda esse processo, pois foi pensado com muito carinho para que possamos atingir a proposta de cuidado digno e qualificado para a população", afirma a gerente do CAPS, Zélia Tolentino Silva.
"A entrega do novo CAPS pela Prefeitura reforça nosso compromisso com a qualidade do cuidado em saúde mental. Uma estrutura mais ampla e adequada nos permite garantir segurança e acolhimento e qualificar o acompanhamento intensivo dos usuários. Trabalhamos em parceria com a gestão municipal para traduzir essa melhoria estrutural em cuidado humanizado e resolutividade", finaliza Liane de Oliveira Serra Tochetto, gerente de projetos da SPDM/PAIS em Diadema.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil e realiza, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), a gestão de 39 unidades de saúde no município de Diadema.