Data Publicação: 10/12/2025
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Com a nova estrutura, unidade deixa de ser PS e passa a operar como UPA; SPDM/PAIS segue responsável pela gestão assistencial
A Prefeitura de Diadema inaugurou, nesta segunda-feira (8/12), a UPA Paineiras Adulto e Infantil, ampliando a estrutura física do antigo Pronto-Atendimento (PA) e elevando a capacidade assistencial do equipamento de saúde. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, além de secretários, vereadores e demais autoridades, participaram da cerimônia.
Confira outras notícias:
Novo CAPS Sul de Diadema amplia capacidade de cuidado psicossocial no território
Com a transformação do PA em UPA e a modernização dos serviços, o atendimento mensal deverá passar de uma média de 8 a 9 mil para até 13 a 15 mil usuários por mês e 25 leitos de emergência, observação adulto e observação infantil. A operação e a gestão da unidade seguem sob responsabilidade da SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde que administra serviços de saúde no município.
Foto: Prefeitura de Diadema
A nova UPA Paineiras traz melhorias estruturais e assistenciais importantes para o território, incluindo novos consultórios de clínica médica, implantação do atendimento pediátrico, sala de estabilização equipada com leitos de emergência adulto e infantil, ampliação da observação clínica, criação de observação infantil dedicada e fluxo de acolhimento qualificado.
A unidade também passa a contar com o projeto "Saúde Sem Espera", que inclui sala de fast track e processos de triagem voltados para maior agilidade e resolutividade no atendimento.
Estrutura moderna e mais capacidade de resposta
Com a nova estrutura, a unidade passa a ter capacidade para até 500 atendimentos diários, conforme demanda da população. A cobertura estimada de atendimento é de 100 a 150 mil moradores, considerando os bairros adjacentes e os fluxos de procura do território.
Foto: Prefeitura de Diadema
A unidade conta agora com:
Para os pacientes, as melhorias representam mais rapidez no atendimento, conforto, segurança assistencial, maior capacidade de observação e melhores condições para resolutividade dos casos clínicos.
Para a SPDM/PAIS, a nova estrutura permite aprimorar os processos assistenciais, fortalecer a capacidade de resposta às urgências e oferecer uma experiência de cuidado mais segura e humanizada.
"A entrega da nova UPA pela Prefeitura representa a possibilidade de aprimorar de forma significativa a organização e a qualidade do atendimento de urgência no território. Para nós, como gestora, significa receber uma estrutura mais moderna e funcional, e traduzir essas melhorias em processos assistenciais mais eficientes, fluxos mais seguros e acolhimento qualificado à população. Essa revitalização reforça nosso compromisso com a excelência operacional e o cuidado humanizado, sempre em alinhamento com as diretrizes pactuadas com o município", afirma Liane de Oliveira Serra Tochetto, gerente de projetos da SPDM/PAIS, em Diadema.
Foto: Prefeitura de Diadema
"Essa entrega vai muito além de uma nova estrutura física. Ela materializa o respeito e o cuidado que temos pela população de Diadema. Com novos recursos, conseguimos aliar a excelência técnica da SPDM a um ambiente verdadeiramente digno e seguro para todos. Sinto nossa equipe renovada e motivada com essas melhores condições de trabalho, pronta para oferecer um atendimento ágil, resolutivo e, acima de tudo, humanizado, honrando a confiança e segurança de cada paciente que passar por esta porta", afirma a gerente da UPA, Juliana Aparecida Rodrigues de Freitas.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil e realiza, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), a gestão de 39 unidades de saúde no município de Diadema.