Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Gestão de Pessoas

SPDM/PAIS tem projeto reconhecido no Prêmio Ser Humano 2025 no Rio de Janeiro

Data Publicação: 09/12/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Projeto de desenvolvimento de gestores da Atenção Primária à Saúde ficou entre os dez classificados pela Associação Brasileira de Recursos Humanos.

No final de novembro, foi realizada a edição 2025 do Prêmio Ser Humano. Promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, a cerimônia visa valorizar e disseminar as melhores iniciativas em gestão de pessoas em empresas públicas e privadas, que tenham contribuído para o desenvolvimento humano e das organizações.

No Rio de Janeiro, o projeto da equipe de gestão de pessoas da SPDM/PAIS, denominado "Encontro com Gestores - construindo vínculos, compartilhando práticas com diálogo, acolhimento e transformando positivamente a gestão e o desempenho", foi classificado entre os dez melhores trabalhos inscritos. 

A iniciativa, implementada pela área de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) da SPDM/PAIS no município carioca, consiste na realização de encontros temáticos bimensais, nos quais os gestores encontram um espaço seguro de escuta, acolhimento, catarse, compartilhamento de experiências e propagação de boas práticas.

"O objetivo é fortalecer a gestão de pessoas, promover alinhamento estratégico, aprimorar a comunicação e criar um espaço contínuo de aprendizado entre líderes. A iniciativa busca não apenas transmitir informações, mas construir um espaço de troca e cocriação capaz de impactar diretamente no desempenho, engajamento e qualidade da gestão das equipes nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde do Rio de Janeiro", comenta Luana Tavares, analista de DHO. 

O público-alvo do projeto foram os gestores, devido aos desafios que a posição apresenta, especialmente frente ao serviço público de saúde. Segundo Luana, ser gerente ou diretor de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é mais do que ocupar um cargo: "É sustentar uma missão que se renova todos os dias, mesmo diante de um cenário marcado por desafios imensos. Gerentes e diretores carregam sobre os ombros a responsabilidade de conduzir equipes diversas, interpretar indicadores, lidar com fragilidades e, ainda assim, encontrar caminhos para que o acesso ao cuidado seja entregue a quem mais precisa". 

Entre os assuntos abordados durante os encontros, por meio de diferentes recursos e formatos, estão gestão de conflitos, inteligência emocional, liderança inclusiva e inovação, e isso de maneira personalizada, utilizando casos reais vivenciados nas próprias unidades de saúde.

"Os encontros são momentos para restabelecer a energia, fortalecer vínculos, recuperar o propósito e, sobretudo, lembrar que liderar na saúde pública carioca é mais do que administrar crises, é cultivar esperança, construir caminhos possíveis e reafirmar diariamente o compromisso de não desistir de cuidar da vida e promover um produto exclusivamente brasileiro: O SUS " Sistema Único de Saúde", pontua Luana. 

Quanto a resultados, de maneira subjetiva é possível mencionar o aumento da satisfação e engajamento dos gestores, o fortalecimento do espírito de pertencimento, maior alinhamento entre gestão administrativa e assistencial, reconhecimento dos gestores como protagonistas da mudança e percepção de maior acolhimento institucional ao papel das lideranças.

E no que diz respeito a números, o projeto apresenta a redução de 25% em problemas recorrentes de má comunicação junto aos usuários, e redução de 30% do número de profissionais desligados informando não terem recebido feedback de seus gestores. Além disso, houve um aumento substancial na produção do trabalho operacional das unidades.

"Para mim, como gestora, é um orgulho imenso ver essa construção ganhar forma, voz e impacto. Cada etapa, cada oficina, cada troca, tudo isso agora ecoa além das nossas paredes, ampliando o nome da instituição e mostrando que desenvolvimento de pessoas é, sim, uma engrenagem estratégica e transformadora", Aimée Correa, coordenadora de Recursos Humanos.

"Fazer parte dessa premiação mostra que estamos no caminho certo, mas ainda temos muito trabalho pela frente: conscientizar, ouvir, acolher, corrigir rotas, "pensar fora da caixa" em estratégias que possam melhorar o nosso processo de trabalho e continuar com nossa missão. Agradeço a toda equipe de trabalho, esse é o SUS sendo protagonista da nossa história", finaliza Rosiane Nunes do Nascimento, diretora de projetos na SPDM/PAIS.

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil e realiza, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).




Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações

Troféu de reconhecimento pelo projeto implementado
x