Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Sustentabilidade e Saúde

SPDM/PAIS e Prefeitura de São Paulo implementam sistema de energia solar em UPAs

Data Publicação: 01/12/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

 Iniciativa da Gestão Municipal visa redução de custos e emissão de poluentes

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Jabaquara, Vila Mariana e Perus, em São Paulo, receberam a implantação de um sistema de geração de energia solar, que consiste na utilização de equipamentos que transformam a luz do sol em eletricidade.

Nas Unidades mencionadas, o sistema funciona por meio de painéis fotovoltaicos, que foram instalados após estudos preliminares que indicaram a incidência solar em cada uma, já que isso interfere na posição e distribuição dos painéis.

A nova forma de geração de energia, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo, trará diversos benefícios, como a redução no custo da conta de luz, redução da pegada de carbono, e a produção de energia limpa e renovável, ou seja, sem emissão de poluentes ou gases de efeito estufa durante a operação.

Além disso, o sistema fotovoltaico exige baixa manutenção, é silencioso e permite um bom aproveitamento dos espaços, já que é possível utilizar o telhado e outras áreas expostas ao sol para a geração de energia. No caso das UPAs, os painéis foram instalados no telhado. 

Quanto à dependência de dias ensolarados para a geração de energia, não é o caso dos equipamentos instalados nas UPAs, já que o sistema utilizado possui uma tecnologia que maximiza o aproveitamento de energia solar mesmo em períodos nublados (ainda que de forma reduzida se comparada à energia gerada em dias ensolarados.).

"É um projeto novo, que ainda está em análise, mas resultados iniciais indicam redução no padrão de consumo das unidades, o que está sendo monitorado mensalmente através das contas de energia", ressalta Henrique Orozco, engenheiro civil da SPDM/PAIS.

As próximas UPAs a terem o sistema implementado são a Carrão e City Jaraguá, que estão em fase de finalização junto à concessionária do município. 

As Unidades de Pronto Atendimento mencionadas são da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).