Data Publicação: 24/11/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Mais de 4 mil litros de medicamentos descartados corretamente: Projeto "Cuidado Reverso" transforma descarte em gesto de cuidado com o planeta
Entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, a UBS Parque São Lucas desenvolveu o Projeto Cuidado Reverso, iniciativa que une saúde pública e sustentabilidade ambiental sob o Eixo Temático de Resíduos Sólidos e o Programa de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Com o objetivo de promover o descarte seguro de medicamentos vencidos e usados, a ação busca evitar que esses produtos cheguem ao lixo comum ou aos cursos d"água, prevenindo impactos ambientais e riscos à saúde.
O projeto nasceu com metas claras:
Aumentar o volume de medicamentos descartados corretamente na farmácia da unidade;
Orientar profissionais de saúde sobre os riscos do descarte inadequado;
Sensibilizar a população quanto à importância do descarte correto;
Promover mobilizações comunitárias, como o "Dia D do Cuidado Reverso", para coleta e conscientização ambiental no território.
Para alcançar esses objetivos, a equipe da UBS mapeou pacientes usuários de medicamentos controlados, capacitou profissionais e promoveu visitas domiciliares, palestras, grupos educativos e campanhas em salas de espera.
A farmácia da unidade também passou a atuar como ponto de coleta voluntária, recebendo medicamentos e embalagens, com blisters.
O impacto foi expressivo:
1.095 litros de medicamentos recolhidos entre janeiro e junho de 2024;
2.940 litros entre julho de 2024 e janeiro de 2025;
Total de 4.035 litros de resíduos medicamentosos coletados em apenas um ano.
Esses números representam um aumento de 168% no volume de medicamentos recolhidos, confirmando o sucesso das estratégias de mobilização e o engajamento da comunidade.
"Eu não sabia que jogar remédio no lixo ou no esgoto podia prejudicar o meio ambiente. Depois das orientações da UBS, passei a levar os medicamentos vencidos até a farmácia. Hoje incentivo meus vizinhos a fazerem o mesmo", disse Antônio Filho Ribeiro de Oliveira, participante do projeto.
Além dos resultados quantitativos, o Cuidado Reverso trouxe impactos diretos e intangíveis, como:
Redução da contaminação ambiental por resíduos químicos;
Maior conscientização da comunidade sobre o ciclo dos resíduos sólidos;
Fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde e população;
Criação de uma rede de cuidado compartilhado entre cidadãos, profissionais e poder público.
"O Cuidado Reverso trouxe um impacto real. Além de aumentar a quantidade de medicamentos descartados de forma segura, percebemos maior conscientização dos pacientes e até das equipes internas. Hoje, a população já procura espontaneamente a farmácia para fazer o descarte correto", disse Luciana de Castro Figueiredo França, farmacêutica responsável técnica da UBS.
A UBS Parque São Lucas é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP), gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).