Data Publicação: 19/11/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Em novembro, o Hospital chegou ao marco de 60 mil partos, reforçando seu lema: Trazendo vidas e fazendo histórias
Na manhã de 12 de novembro, a Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Rio de Janeiro, celebrou o nascimento do bebê de número 60 mil. Cecília veio ao mundo com pouco mais de 3 quilos e 48 centímetros, cercada do carinho da mãe, do pai e do cuidado humanizado da equipe da unidade.
"Todo nascimento é especial e único, mas esse teve um significado simbólico", comenta Dra. Francielle Carvalho, obstetra. A equipe de enfermagem também celebrou o momento como um marco importante, ressaltando a emoção de participar dessa história.
"É uma coisa maravilhosa, uma bênção de Deus. Esse marco ficará para sempre em nossas vidas e na dela", comenta Glybson Freitas, pai da Cecília.
Inaugurada em 2012, a Maternidade já coleciona milhares de histórias que marcaram a vida de famílias atendidas. Financiada 100% pelo SUS, a unidade atende a região central do município do Rio de Janeiro, e segue fiel ao seu lema: "Trazendo vidas e fazendo histórias".
Reconhecido como Hospital Amigo da Criança, o serviço adota práticas que garantem os direitos da mãe e do bebê, como o aleitamento materno na primeira hora de vida, o acompanhamento durante o parto, o contato pele a pele imediato e o apoio contínuo à amamentação exclusiva. A unidade reforça diariamente seu compromisso com o cuidado humanizado, a promoção da saúde e o fortalecimento do vínculo familiar desde os primeiros momentos de vida.
A Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).