Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Qualidade e Segurança do Paciente

SPDM/PAIS participa da 41ª Conferência Internacional da ISQua

Data Publicação: 07/11/2025

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Trabalhos apresentados pela instituição receberam elogios de representantes da ONA, da SMS e de gestores internacionais durante a conferência.

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS), participou entre os dias 12 e 15 de outubro de 2025, em São Paulo, da 41ª Conferência Internacional da ISQua (International Society for Quality in Health Care), um dos mais importantes encontros globais voltados à qualidade e segurança na assistência à saúde.

Com o tema "Sistemas de saúde inclusivos: enfrentando desafios com tecnologia e humanidade", o evento reuniu mais de 1.200 líderes e especialistas de mais de 80 países, promovendo um ambiente de diálogo, aprendizado e intercâmbio de boas práticas entre instituições, pesquisadores e formuladores de políticas públicas.

Imagem

Reconhecida por estimular a melhoria contínua dos cuidados em saúde, a ISQua tem como propósito promover a excelência e a segurança nos sistemas de saúde do mundo todo. A presença da SPDM/PAIS reforçou a missão da instituição com a qualidade e a segurança do paciente, valores que orientam suas práticas de gestão e assistência.

Durante o congresso, a SPDM/PAIS apresentou dois trabalhos científicos: "Implementação do Fluxo de Comunicação e Análise de Eventos Adversos com Dano Óbito: promovendo melhorias na Atenção Primária à Saúde" e "Percepção dos Profissionais de Saúde sobre a Cultura de Segurança na Atenção Primária". Ambos refletem o objetivo institucional com o fortalecimento da cultura de segurança e a qualificação dos processos assistenciais.

O primeiro estudo estimulou os profissionais a adotarem uma postura crítica sobre os processos de trabalho. A iniciativa se mostrou eficaz, promovendo o aprendizado organizacional a partir da identificação e prevenção de falhas, em uma abordagem não punitiva.

Já o segundo trabalho evidenciou avanços significativos na disseminação da cultura de segurança entre as equipes, ainda que apontem a necessidade de ações contínuas para consolidar essa prática de forma sustentável.

Imagem

Os trabalhos apresentados receberam elogios de representantes da Organização Nacional de Acreditação (ONA), da Secretaria Municipal de Saúde e de gestores de diversos países, como Gana, China e Austrália.

A troca de experiências com profissionais de diferentes partes do mundo reforça o papel da SPDM/PAIS como referência em gestão de saúde e qualidade assistencial. Esse reconhecimento nos motiva a seguir aprimorando processos e fortalecendo a cultura de segurança em todos os níveis de atenção, destaca Lívia Nagata, supervisora de Enfermagem e presidente do Núcleo Institucional de Segurança do Paciente (NISP).

O congresso da ISQua é reconhecido por promover a troca de experiências e a difusão de práticas inovadoras em saúde, contribuindo para que instituições aprimorem continuamente seus padrões de qualidade.

Para a SPDM/PAIS, que faz a gestão de 351 unidades de saúde no Brasil, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), participar desse espaço representa a oportunidade de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas unidades sob sua gestão.


Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações