Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Inclusão e Bem-estar

UBS Mazzoni leva idosos para oficina terapêutica de música no CCBB

Data Publicação: 05/11/2025

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Oficina Tum-Pá mistura canto, batuque e dança, e trabalha coordenação motora e concentração.


Em uma ação de promoção de saúde e inclusão social, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Ernesto Mazzoni proporcionou uma experiência cultural e terapêutica a um grupo de idosos. (Clique aqui para assistir ao vídeo no instagram)

Os participantes, que também integram o grupo de Inclusão Digital da para idosos e o Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Professor Leão Machado, participaram da Oficina Tum-Pá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

A atividade utilizou a música, o ritmo e a dança para trabalhar coordenação motora, atenção, concentração e combater o isolamento social.

Imagem

A parceria entre saúde e cultura tem se mostrado uma ferramenta poderosa para o bem-estar da população idosa, especialmente aqueles com histórico de vulnerabilidade.

"Nós atendemos um público, infelizmente, com um grau de depressão e maus-tratos. E hoje essa vivência trouxe alegria, leveza, descontração. A gente deixa de afogar a UBS com pacientes, trazendo eles para essas vivências, para mudança de hábito", destaca Patrícia Nacarato, Agente de Promoção Ambiental (APA) na UBS Mazzoni.

O objetivo principal da oficina, que mistura canto, batuque e dança, é terapêutico e social. Alê Taiki, Coordenador Educativo do CCBB, detalha o impacto da atividade: "Ela ativa todos os sentidos e resgata também memórias. Uma música traz uma lembrança, ou traz uma risada, ou traz um acontecimento daquele ano específico que a música está tocando", afirma.

Segundo Patrícia, a melhora na qualidade de vida e na atitude dos participantes é notável: "Muitos chegam aqui muito acanhados, quase não falam, tímidos. E com esse trabalho, o idoso adquire mais confiança, mais segurança, mais empatia com a UBS. [Eles] têm um outro olhar em relação à cultura, lazer, a pontos turísticos dentro de São Paulo."

Imagem

A experiência foi validada pelos próprios idosos. Silvana Aparecida, paciente da UBS, destacou o valor social e emocional. "Eu acho que isso ajuda muito no desenvolvimento social também. Tirar um pouco a timidez, esquecemos um pouco dos problemas. Eu achei uma coisa positiva e alegre."

Para a aposentada Rosa Maria o mais importante foi a liberdade proporcionada. "Amei, achei bom demais. Eu gosto de estar em lugar assim, que eu posso fazer o que eu quero."

Imagem

A iniciativa reforça a importância de integrar atividades culturais no cuidado contínuo da saúde, promovendo não apenas o tratamento de doenças, mas a saúde integral e a qualidade de vida.

A UBS Mazzoni é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP), gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).


Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações