Data Publicação: 31/10/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
UBS Parque São Lucas realiza capacitação sobre métodos contraceptivos de longa duração para Agentes Comunitários de Saúde
A ação qualificou os Agentes Comunitários de Saúde para orientar as mulheres da comunidade sobre o uso dos métodos contraceptivos intrauterinos hormonais Kyleena e Mirena, fortalecendo o cuidado integral à saúde feminina e as ações do Outubro Rosa.
Com o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico e fortalecer o acolhimento às mulheres da comunidade, a UBS Parque São Lucas realizou, em setembro de 2025, uma capacitação sobre métodos contraceptivos de longa duração, com foco nos dispositivos intrauterinos hormonais Kyleena e Mirena.
Durante o encontro, os profissionais foram orientados sobre o acompanhamento individualizado de mulheres em idade fértil, gestacional ou com desejo reprodutivo, a avaliação do ciclo menstrual e as diferenças entre métodos contraceptivos de curta e longa duração, com ênfase na escolha mais adequada conforme o desejo de gestação. Também foram apresentadas as características e indicações dos dispositivos Kyleena e Mirena, além de demonstrações sobre o modo de inserção e acompanhamento pós-colocação.
Kyleena e Mirena são DIUs hormonais de levonorgestrel que atuam como métodos contraceptivos de longa duração, mas diferem principalmente na quantidade de hormônio e no tamanho do dispositivo.
Estudos mostram que populações bem informadas sobre métodos contraceptivos tendem a aderir mais e por períodos mais longos, favorecendo o bem-estar e o controle da natalidade.
"A capacitação foi muito esclarecedora e nos ajudou a compreender melhor as diferenças entre os métodos contraceptivos, principalmente o Kyleena e o Mirena. Agora me sinto mais preparado para orientar as mulheres durante as visitas domiciliares, levando informações corretas e ajudando na escolha do método mais adequado para cada situação", disse Lucas de Souza Arakaki, agente comunitário.
A UBS Parque São Lucas é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).