Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Planeja 2025

Unidade de Acolhimento Sacomã tem trabalho selecionado para apresentação no evento

Data Publicação: 29/10/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Projeto foi um dos cinco aprovados para apresentação oral no encontro promovido pela Secretaria Municipal de Saúde

No dia 22 de outubro aconteceu a terceira edição do Planeja, evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo com o objetivo de apresentar experiências exitosas realizadas nos serviços de saúde da cidade. 

A Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) Sacomã, serviço da SMS administrado em parceria com a SPDM/PAIS, teve o trabalho "Indicadores de Desempenho e a Gestão do Cuidado na Unidade de Acolhimento Adulto" selecionado para o evento, ficando entre os cinco aprovados para apresentação oral (de 170 trabalhos submetidos).

Unidades de Acolhimento Adulto são serviços residenciais temporários do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem cuidado contínuo e proteção a adultos em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar, especialmente aqueles com necessidades decorrentes do uso problemático de álcool e outras drogas.

O trabalho consiste na qualificação dos indicadores dos serviços oferecidos na UAA, com o intuito de interpretar os dados coletados, conferir a efetividade do atendimento e identificar oportunidades de melhoria. Por se tratar de uma unidade voltada à saúde mental e acolhimento de pessoas com necessidades relacionadas ao uso problemático de álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade social, os indicadores podem ser bastante subjetivos - daí a importância de um projeto que organize sua análise de forma objetiva.

Uma vez estudados os indicadores selecionados, os resultados parciais (o projeto está em andamento), já foi possível chegar a algumas considerações. No que diz respeito à dimensão quantitativa, foi ressaltada a importância da otimização do uso das vagas da Unidade de Acolhimento, considerando aspectos como a vulnerabilidade do território e a complexidade dos casos.

Com relação aos indicadores qualitativos, o resultado parcial chama atenção para a necessidade de mais atenção às práticas de atendimento que envolvam as famílias, além da intensificação das articulações no campo da educação e trabalho para a efetiva reinserção dos usuários no laço social.

O trabalho foi escrito em parceria com o CAPS Álcool e Drogas Sacomã, unidade referência para os usuários que residem na Unidade de Acolhimento homônima. 

Durante a apresentação, a equipe recebeu uma placa de reconhecimento pelo projeto implementado, a fim de incentivar o serviço a continuar em busca de constante melhoria. 

O CAPS Álcool e Drogas e a UAA Sacomã são serviços da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciados em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).




Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações

x