Data Publicação: 28/10/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, mobilização consistiu em mais de dois mil pacientes atendidos em todo o estado em um único dia
O Hospital Infantil Dra. Lúcia Ribeiro, em Fortaleza (CE), participou do "Dia C das Cirurgias", uma grande mobilização voltada à redução das filas de cirurgias eletivas e à ampliação do acesso da população a procedimentos de média e alta complexidade.
A ação reuniu esforços em todo o estado e contribuiu para diminuir o tempo de espera dos pacientes e fortalecer a rede hospitalar cearense, beneficiando mais de dois mil usuários do sistema de saúde em apenas um dia.
O Hospital Infantil participou da iniciativa com a realização de 16 cirurgias, dentro das especialidades Cirurgia Pediátrica (CIPE) e Otorrinolaringologia.
Humanização e acolhimento
Para tornar o momento mais leve e acolhedor, cada criança recebeu um kit temático de super-herói, com capa, máscara, jogo da memória e itens de proteção individual (gorro, máscara e propé). Os profissionais do centro cirúrgico também aderiram à iniciativa, realizando os procedimentos fantasiados de super-heróis, em uma ação que emocionou pacientes e familiares.
Além do figurino em si, foram realizadas atividades lúdicas inspiradas no universo dos heróis, proporcionando momentos de brincadeira e descontração antes da cirurgia.
"Ver as crianças entrarem no centro cirúrgico mais tranquilas, com um sorriso no rosto, faz toda a diferença. O cuidado vai além da técnica: é sobre acolher e dar segurança em um momento delicado", destacou Mônica de Fátima Ferreira Rocha, coordenadora de Enfermagem do centro cirúrgico.
O Hospital Infantil Dra. Lúcia Ribeiro é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (CE), gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).