Data Publicação: 22/09/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Em estações temáticas, funcionários vivenciaram dinâmicas educativas que reforçaram práticas seguras no cuidado diário.
No dia 17 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem como objetivo mobilizar profissionais, gestores e a sociedade em torno da importância de práticas seguras no cuidado à saúde. No Brasil, a Anvisa é responsável por difundir e incentivar as iniciativas relacionadas ao tema.
Em alusão à data, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr Joaquim Rossini realizou o 2º fórum de segurança do paciente que reuniu as comissões de Sustentabilidade, Qualidade, Núcleo de Vigilância em Saúde da Atenção Básica (NUVIS), Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS), Núcleo Segurança do Paciente (NSP) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA). Cada grupo foi responsável por criar estações temáticas, explicando e desenvolvendo dinâmicas sobre uma das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente:
O Núcleo Segurança do Paciente (NSP) teve papel fundamental na organização, estimulando a integração entre as equipes e reforçando a importância de incorporar as metas no cotidiano de trabalho. O núcleo atua como referência na UBS, acompanhando indicadores, orientando boas práticas e promovendo a cultura da segurança.
A atividade pôde proporcionar aos profissionais:
Conscientização lúdica e participativa, tornando o aprendizado mais significativo.
Segundo a gerente da unidade, Roseli Pacheco de Holanda, a ação reforçou o aprendizado de maneira leve e participativa: "Atividades como essa fortalecem as equipes e conscientizam de forma dinâmica, além de favorecer a interação e melhorar a comunicação no dia a dia deles."
A UBS Dr. Joaquim Rossini é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP), gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).