Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Criatividade e saúde mental

Hospital da Criança de Fortaleza realiza oficina de bijuteria

Data Publicação: 19/09/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Objetivo foi, por meio do trabalho manual, promover momentos de descontração e redução do estresse

O Hospital Infantil Dra. Lúcia Ribeiro, em Fortaleza (CE), realizou uma oficina de bijuterias voltada para os pacientes internados na unidade. Cada paciente recebeu um kit com miçangas, elásticos e pedrinhas coloridas, com a orientação de montar pulseiras e colares que refletissem seus gostos, emoções e sonhos. 

Como o nome "Brilhinhos de Esperança", a atividade teve como intuito estimular, de forma lúdica, a criatividade e a expressão pessoal, além de promover a interação social, fortalecendo vínculos entre pacientes, familiares e equipe.

Segundo pesquisas, atividades manuais como tricô, crochê, costura, pintura etc, podem gerar impactos positivos no senso de satisfação com a vida e felicidade, e promovem a sensação de bem-estar como um todo. E quanto à saúde física, trabalhar com as mãos favorece habilidades motoras finas e a coordenação, através do manuseio dos materiais.

A ação foi muito bem recebida pelos pequenos pacientes, que usaram a imaginação e criatividade para fazer suas pulseiras e, por alguns minutos, esquecerem do ambiente hospitalar em que estavam inseridos. 

"Foi emocionante observar como algo simples, como montar uma pulseira, pôde despertar tantos sorrisos e sentimentos de conquista nas crianças. Cada pedrinha escolhida representava não só cores, mas também sonhos e esperanças. Ver o brilho nos olhos delas ao exibir suas bijuterias nos lembra do quanto a terapia ocupacional pode transformar o cuidado em momentos de vida", ressalta Maruza Cavalcante, terapeuta ocupacional.

O Hospital Infantil Dra. Lúcia Ribeiro é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (CE), gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).




Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações