Data Publicação: 05/09/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Evento reuniu apresentações artísticas, oficinas e atividades extramuros
Em comemoração aos dois anos de atendimento à população, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) SER V, em Fortaleza (CE), promoveu a III Mostra de Experiências Exitosas, evento que reuniu usuários, familiares, profissionais e a comunidade em geral para compartilhar práticas, aprendizados e vivências no campo da saúde mental infantojuvenil.
A programação contou com oficina de produtos fitoterápicos com plantas medicinais, exposição de artes feitas durante os grupos terapêuticos e apresentação teatral, além de oficinas de brinquedos, reforçando a importância do brincar como recurso terapêutico e de convivência.
Também foi organizada uma visita à Cidade mais Infância, ambiente lúdico com mais de 30 espaços realistas, que estimulam as crianças a exercerem sua cidadania e autonomia, enquanto aprendem mais sobre a cultura e história cearenses.
"O evento evidenciou a importância do CAPSi não apenas no cuidado direto aos seus usuários, mas também como articulador de ações intersetoriais e promotor de saúde e bem-estar em sua área de abrangência. Atividades como estas mostram a importância da socialização e inserção dos usuários em comunidade", ressalta Raiza Almeida, coordenadora do CAPSi.
Outra atividade extramuro foi uma roda de conversa realizada no Centro Cultural do Bom Jardim, voltada para mulheres participantes de um grupo terapêutico promovido pelo serviço no território, constituindo um momento de troca de saberes e autocuidado.
A exposição de banners sobre trabalhos exitosos realizados ao longo dos dois anos de existência do serviço foi mais uma das atrações da Mostra.
"Foi um momento significativo e oportuno para refletir sobre as conquistas e impactos positivos que o serviço trouxe para o território e, consequentemente, ao Município de Fortaleza", observa Raiza.
Ao longo deste período, o CAPSi Granja Portugal, como é popularmente conhecido, tem desempenhado um papel estratégico na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), acolhendo demandas de saúde mental de mais de 1900 usuários na unidade, além de participar do matriciamento de casos das 47 Unidades de Atenção Primária à Saúde que têm o CAPS como referência.
Soma-se a isso a realização de atividades de promoção da saúde mental para fora do serviço de saúde mental, em espaços como escolas, centros culturais e Centros de Referências de Assistência Social (CRAS).
E a própria população do entorno tem sido beneficiada pelas iniciativas da equipe, a exemplo da implementação de uma horta medicinal aberta à comunidade.
Dessa forma, o evento destaca a importância do serviço na promoção da saúde e bem-estar não apenas de seus usuários, mas também outros serviços de saúde e vinculados a outras políticas sociais, bem como junto às comunidades de sua área de abrangência.
"A Mostra teve como objetivo valorizar as experiências exitosas do serviço, promover a troca de saberes e aproximar a comunidade do trabalho realizado diariamente com crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. O evento reafirma o compromisso do CAPSi SER V com a construção de um espaço de cuidado, acolhimento e cidadania, fortalecendo vínculos e dando visibilidade às práticas que transformam vidas", comenta a coordenadora coordenação do CAPSi SER V
O CAPSi SER V é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS)